12 dezembro 2024, 21:23
VÍDEO: Samu aumenta a vantagem para o FC Porto
15.º golo da época para o avançado, ao 18.º jogo
Brasileiro fez frente ao Midtjylland a quarta assistência da temporada, com a singularidade de todas elas terem o mesmo destinatário: o goleador espanhol
Manchester United (3-3), Aves SAD (5-0), Casa Pia (2-0) e Midtjylland (2-0). Estes jogos têm dois protagonistas em comum: Pepê e Samu. O brasileiro a assistir e o ponta de lança espanhol a fazer o que sabe melhor, marcar. O caráter associativo desta ligação entre o extremo e a principal referência do ataque portista é mesmo levado… ao extremo.
O caráter associativo desta ligação entre o extremo e a principal referência do ataque portista é mesmo levado… ao extremo. É que todas as quatro assistências de Pepê foram para Samu e a da partida frente Midtjylland trouxe aos azuis e brancos tranquilidade, uma vez que representou o 2-0, reduzindo as possibilidades de resposta dos dinamarqueses.
12 dezembro 2024, 21:23
15.º golo da época para o avançado, ao 18.º jogo
Além de oferecer golos, Pepê também os tem marcado: são cinco até ao momento, mas, como o próprio assumiu em recente entrevista à revista Dragões, a finalização é um aspeto que quer melhorar. «Sei que tenho marcado poucos golos aqui, luto contra isso porque sei que consigo fazer mais golos e assistências. A minha meta é sempre essa, ser melhor do que na época anterior, e vou dar o máximo para contribuir mais ainda», disse, na altura.
Na época passada, em 50 jogos, apontou oito golos e fez nove assistências. Na temporada 2022/23, na qual estabeleceu um recorde de participação em partidas que ainda não foi batido, 55 jogos, fez 5, mas elevou para 10 as assistências.
Para Samu, esta sociedade tem sido produtiva. O espanhol, com apenas 20 anos, vai já em 15 golos apontados, cinco deles na Liga Europa, o que o coloca no topo dos melhores marcadores da competição europeia, a par de Barnabás Varga, do Ferencváros, Yumus Akgun, do Galatasaray e Rasmus Hojlund, do Manchester United.
11 dezembro 2024, 14:05
Avançado do FC Porto fez a antevisão do encontro com o Midtjylland, da Liga Europa
Por outro lado, depois de um período de certo apagamento, que coincidiu com jogos menos conseguidos do FC Porto, especialmente fora de casa, Samu iniciou um ciclo goleador que vai já em três desafios e que começou com o Casa Pia, no Estádio do Dragão, e prolongou-se contra o Famalicão e Midtjylland. De lembrar que Samu esteve cinco encontros sempre a faturar. Foram sete golos no conjunto de jogos frente a Farense, V. Guimarães (bisou), Bodo/Glimt, Arouca e Manchester United (bisou).
A ligação afetiva de Pepê a Samu também foi assumida pelo brasileiro na entrevista que deu à revista do clube e na qual elogiou a forma como o companheiro se posiciona para receber a bola na área: « É uma pessoa fora de série, que mostrou muita tranquilidade e ferocidade, principalmente dentro da área. Jogar ao lado dele é muito fácil porque sabemos que está sempre bem posicionado e à procura do golo. Isso facilita as nossas decisões.»