O que o FC Porto está obrigado a fazer frente ao Midtjylland
Dragões tem de vencer os dinamarqueses para manter a esperança de chegar à fase seguinte da Liga Europa pela via direta e sem ir ao 'play-off'. Equipa de Vítor Bruno está invencível no Estádio Dragão esta temporada
Após das derrotas com o Bodo/Glimt e Lazio, dos empates com o Anderlecht e Manchester United e do triunfo com o Hoffenheim, o FC Porto está obrigado a vencer amanhã à noite, no Estádio do Dragão, os dinamarqueses do Midtjylland para acalentar a esperança de prosseguir para a fase seguinte da prova pela via direta, ou seja, classificando-se nos oito primeiros da tabela classificativa.
Não será um objetivo fácil de alcançar atendendo à má campanha protagonizada pela equipa de Vítor Bruno, que já soma dois desaires na prova, mas que ainda é possível. Para isso, não restam dúvidas de que os dragões têm a obrigação imperiosa de conseguir amealhar nove pontos nos jogos que encerram esta primeira fase da Liga Europa: Midtjylland (casa), Olympiakos(casa) e Maccabi Tel Aviv (fora, em Belgrado, na Sérvia, devido à guerra no Médio Oriente).
Para terminar em beleza a sua participação na fase de liga da segunda competição de clubes sob a égide da UEFA, a equipa de Vítor Bruno não poderá facilitar na receção ao Midtjylland, um adversário que tem nesta altura mais pontos dos que os azuis e brancos (sete contra cinco), daí que qualquer resultado que não seja um triunfo complica sobremaneira as possibilidades de o FC Porto comprovar o seu estatuto de favorito a passar pela via direta aos oitavos de final da competição.
Caso não o consiga, haverá uma outra possibilidade de prosseguir em prova, mas para isso no final da fase de liga os dragões têm de passar uma eliminatória de 'play-off' contra um adversário que ficou acima posicionado na classificação, mas que mesmo assim não obteve pontuação necessária para ficar entre os oitos primeiros no 'mini-campeonato' que agora é a fase de liga.
Abraço do Dragão
A temporada tem sido, de facto, marcado por uma irregularidade enorme em termos de resultados do FC Porto, pelo que se impõe uma mudança radical desse registo, sob pena de mais objetivos ficarem comprometidos, isto depois de o FC Porto ter caído com estrondo na Taça de Portugal aos pés do Moreirense.
Nesse sentido, é no conforto do Estádio do Dragão onde a equipa de Vítor Bruno tem tido um desempenho melhor, como atesta o facto de somar vitórias em todos os jogos do campeonato. Na Liga Europa, os portistas conseguiram um empate a três golos com o Manchester United — o terceiro tento dos ingleses foi marcado em período de compensação, sendo um autêntico balde de água fria para os dragões, que estiveram a perder por 2-0 e operaram uma reviravolta no marcador — e um triunfo por 2-0 sobre os alemães do Hoffenheim, num jogo em que o adversário desperdiçou soberanas oportunidades para alcançar outro resultado.
17 jogos consecutivos a marcar!
Numa equipa que necessita de vitórias para recuperar os índices de confiança, tendo em conta que venceu um único encontro nos últimos seis, o FC Porto tem a particularidade de marcar há 17 partidas consecutivas para todas as competições. Aliás, a equipa comandada por Vítor Bruno faturou em todos os compromissos oficiais da temporada e a única exceção foi mesmo na derrota no Estádio José de Alvalade, por 2-0, diante do Sporting.
De resto, os portistas fizeram sempre o gosto ao pé em 2024/2025, o que não deixa de ser um bom prenúncio para a partida com o Midtjylland. Em sentido contrário, é também notório que os dragões apresentam uma enorme debilidade defensiva, tanto que nos jogos da Liga Europa só não sofreram golos na receção aos alemães do Hoffenheim. Contra o Bodo/Glimt, Manchester United, Lazio e Anderlecht não conseguiram manter a baliza à guarda de Diogo Costa a zeros...