O primeiro teste do FC Porto
Vítor Bruno estreia-se hoje no banco (foto: FC PORTO)

O primeiro teste do FC Porto

NACIONAL06.07.202408:04

Equipa de Vítor Bruno realiza hoje, no Olival, diante da Sanjoanense, o primeiro jogo de preparação na pré-época; oportunidade para o técnico ver em ação a maioria dos jogadores; muita expectativa para perceber as ideias e sistema de jogo do novo timoneiro

Depois de cinco dias com os jogadores a serem submetido a uma carga física intensa no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, com exames médicas na clínica do Estádio do Dragão de premeio, o FC Porto realiza hoje, pelas 10 horas, o primeiro jogo de preparação da pré-temporada. O adversário escolhido pelos dragões para o primeiro teste nesta fase embrionária da temporada é a Sanjoanense, que milita na Liga 3.

O particular servirá essencialmente para Vítor Bruno começar a testar o sistema que pretende introduzir na equipa que agora treina na pele de técnico principal e que servirá de ponto de partida para o primeiro jogo oficial da temporada, agendado para 3 de agosto, a Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, diante do campeão nacional Sporting.

O encontro contra a equipa de São João da Madeira vai decorrer, tal como contra o Chaves (dia 10) e Nacional da Madeira (dia 13), à porta fechada, longe dos olhares indiscretos dos jornalistas e dos próprios adeptos, ansiosos por ver em ação a equipa agora sobre o leme de Vítor Bruno.

Tudo indica que Cláudio Ramos, Samuel Portugal, Gonçalo Ribeiro e Diogo Fernandes, João Mário, Martim Fernandes, Fábio Cardoso, Zé Pedro, Gabriel Brás, Otávio, David Carmo, Martim Cunha, Grujic, Alan Varela, Nico González, Romário Baró, Vasco Sousa, André Franco e Iván Jaime, Rodrigo Mora, Galeno, Gonçalo Borges, Gonçalo Sousa, Danny Namaso, Fran Navarro e Toni Martínez possam somar minutos no amigável.

4x4x2, 4x2x3x1 ou 4x3x3?

Durante o reinado de Sérgio Conceição, o 4x4x2 foi o sistema mais utilizado pelo treinador, pese embora tenha terminado a sua era com a equipa assente no 4x2x3x1, variável quando o FC Porto se encontrava em ataque. É por isso aguardada com alguma expectativa a escolha do modelo tático que Vítor Bruno pretenderá implementar nesta altura. Perceber como a equipa se comportará em campo e a suas dinâmicas e até que ponto haverá ou não uma linha de continuidade com o passado recente.