O 'polvo' do Benfica manda numa tabela da Champions

NACIONAL05.10.202407:50

Florentino Luís sobressai em várias vertentes individuais da prova milionária, mesmo com concorrência de luxo. Equipa de Bruno Lage tem um dos melhores ataques da prova, mas também se destaca no capítulo defensivo

Florentino Luís está de volta aos grandes jogos e estará no melhor momento da carreira, ao nível do que viveu na primeira temporada de Roger Schmidt, quando formava dupla com um jovem argentino chamado Enzo Fernández. Então, também brilhava nos palcos da Liga dos Campeões, mas não com o protagonismo atual, pois assumirá agora um papel mais importante no Benfica, acabando por fazer quase todo o trabalho defensivo do meio-campo dos encarnados, sem desprezar, todavia, as tarefas de construção, oferecendo segurança na saída de bola e linhas de passe.

O Benfica tem um dos melhores ataques da Liga dos Campeões — 3.ª lugar, com 6 golos marcados, ao nível de Juventus e Brest e só atrás de Bayern (9) e Dortmund (10) —, mas, com alguma surpresa, é sobretudo nos números correspondentes ao trabalho defensivo que mais se destaca e é aí que Florentino entra em força, aos 25 anos, no Benfica de Bruno Lage, o treinador que o lançou e consolidou na primeira passagem pelo clube.

Florentino Luís lidera as estatísticas individuais da Liga dos Campeões no capítulo das recuperações de bola, com 23 em dois encontros, à frente do central José Gimenéz, do Atlético de Madrid (21), adversário na última quarta-feira, e de Willian Pacho, outro central, mas do PSG, que leva 19.

Não é, no entanto, o único ponto em que o médio benfiquista se destaca na Champions, dado que o seu nome aparece também no pódio no que a desarmes diz respeito: com 9, só perde para Bellingham, do Real Madrid (12), e André, do Lille (11). E no que a desarmes concluídos com sucesso (ficar com a bola na sua posse) a situação é ainda mais vantajosa para Florentino, em desvantagem somente para o inglês do Real Madrid: Bellingham 7, Florentino Luís 5.

O benfiquista, refira-se, tem dominado o raio de ação, mas também percorre todo o terreno, como pode ser comprovado na tabela dos quilómetros percorridos. Também nessa vertente faz top ten, dividindo o 8.º lugar com o companheiro de equipa Fredrik Aursnes com 13 quilómetros percorridos, sendo a lista dominada neste momento por futebolistas do Mónaco.

O número 61 do Benfica não integrou a convocatória da Seleção Nacional para os jogos da Liga das Nações com Polónia e Escócia, mas Roberto Martínez falou de jogadores como Daniel Bragança, Tomás Araújo e Tino (Florentino) como futebolistas que estarão «à porta da Seleção».