Novo estádio em Casablanca para rivalizar com o Bernabéu
Marrocos aposta em grande no Mundial-2030, que vai organizar com Portugal e Espanha, e está disposto a grande investimento para levar a final, que os espanhóis dão como certo no novo Santiago Bernabéu, para Casablanca, onde o governo vai construir um novo estádio, com maior capacidade.
Marrocos vai disponibilizar cerca de 1.300 milhões de euros para investir no CAN 2025 e no Mundial-2030 e o governo anunciou sexta-feira que terá 450 milhões de euros disponíveis para a construção de um novo estádio na região de Casablanca, entre 2025 e 2028, com capacidade para 113 mil pessoas, batendo os 80 mil do Bernabéu – seria o maior de África e o segundo maior do mundo, atrás do de Pyongyang, na Coreia do Norte. A propósito do CAN 2025 está previsto que seis estádios – em Tanger, Casablanca, Rabat, Agadir, Marrakesh e Fez -, recebam obras de reabilitação.
Faouzi Kekjaa, presidente da Federação Marroquina de Futebol, vincou esse desejo e revelou ainda que os jogos inaugurais na América do Sul se vão realizar entre sete a dez dias antes do arranque da competição em Portugal, Espanha e Marrocos
O jornal As escreve que apesar de Portugal e Espanha não concordarem com a final em Marrocos, o país pretende que o novo estádio possa competir com o Bernabéu – afinal a exigência da FIFA é que o estádio da final tenha capacidade mínima para 80 mil espectadores.
Portugal terá quase asseguradas as três sedes que propõe (Alvalade, Luz e Dragão), enquanto Marrocos deverá ter 5 e Espanha 10.