28 janeiro 2025, 19:25
Maxi Araújo avisa: «Bolonha já está eliminado, mas...»
Jogador uruguaio comenta o bom momento que atravessa a nível individual, antes de um «grande jogo»
Esquerda pode ser renovada. Além do problema Gyokeres, há também o de Quenda, que pode descansar. Nesse caso Matheus entra para a defesa e Maxi sobe. Harder espreita vaga do sueco, Catamo volta. Felicíssimo, Mauro Couto e Nel chamados por Rui Borges
Não é apenas Gyokeres (e Morita e Geovany Quenda) a grande dúvida para o jogo desta quarta-feira com o Bolonha, da 8.ª, última e decisiva jornada da UEFA Champions League. Não é apenas a dúvida sobre os jogadores em gestão física, é também a dúvida que salta para o lado esquerdo da equipa do Sporting, que pode ver um regresso e uma subida no terreno.
É certo que a expectativa maior está no supergoleador sueco, gerido com pinças devido à fadiga muscular que o condiciona há algumas semanas (ver página 18) e que o mete com um pé fora do encontro desta quarta-feira noite com os italianos e do jogo de domingo, com o Farense — 18 horas, no Estádio José Alvalade, para a 20.ª jornada do campeonato. Mas também é certo que a revelação de Rui Borges sobre a gestão da condição física de Quenda (embora tenha participado no treino matinal integrado com os companheiros a trabalhar no relvado) faz alterar as contas na ala esquerda leonina.
Com o Nacional (2-0) no sábado, o jovem leão foi titular, mas agora pode a prudência mandar descansá-lo. Pode então começar no banco de suplentes, o que será facilmente resolvido porque Matheus Reis já está em condições para assumir a posição de lateral-esquerdo, permitindo a subida de Maxi Araújo para a posição de extremo, seu habitat mais natural. A dúvida permanecerá até bem perto do início do jogo, sendo certa a convocatória do camisola 57.
28 janeiro 2025, 19:25
Jogador uruguaio comenta o bom momento que atravessa a nível individual, antes de um «grande jogo»
Passemos então à dúvida que mais preocupa os adeptos leoninos, a de Gyokeres, que esta terça-feira não saiu do ginásio. No fim de semana também se esperava pausa, mas o treinador lançou o camisola 9 como titular e só o tirou aos 89’. Desta vez, no entanto, deve mesmo não arriscar o sueco. Abre-se então a porta da titularidade a Conrad Harder, com Trincão na dupla ofensiva.
Significa isto que o português sairá da direita, para onde deve regressar Catamo, que no encontro com os insulares só entrou aos 60’. Mantém-se Hjulmand no miolo, com Bragança a recuar para formar dupla com o dinamarquês. Morita, também em dúvida e sem esta terça-feira sair do ginásio, deve descansar.
Na defesa, além de Matheus Reis, só deve mexer a baliza, regressa Franco Israel que Rui Silva, por ser reforço de inverno, ainda não pode jogar nesta fase da Champions. Fresneda na direita (ainda com Eduardo Quaresma lesionado), Diomande e Gonçalo Inácio ao centro completam o onze.
Com Nuno Santos e Pedro Gonçalves também ainda indisponíveis por lesão e com tantos problemas físicos mais, jovens da formação foram convocados, casos de Eduardo Felicíssimo (médio de 18 anos), Mauro Couto e de Rafael Nel (avançados de 19 anos).