O onze do Sporting para a Atalanta
Morita, médio de 28 anos, e Pedro Gonçalves, atacante de 25. SÉRGIO MIGUEL SANTOS

O onze do Sporting para a Atalanta

NACIONAL14.03.202406:10

Morita em terra e Pote ao meio; indisposição a caminho do aeroporto afasta japonês, Pedro Gonçalves recua no terreno; St. Juste espreita titularidade

Morita já ia a caminho do aeroporto, no autocarro com a equipa, mas indisposição aconselhou a que o médio ficasse em terra e não embarcasse para Itália. Sem o japonês no miolo, Pedro Gonçalves prepara-se para recuar no terreno num jogo em que vai ser preciso continuar a rodar, mas em que, garante Rúben Amorim, o cansaço já não é assunto.

«Não quisemos arriscar, parece uma gripe, não sei bem. Tentámos ao máximo trazer o Morita, ainda treinou de manhã mas teve uma avaliação no autocarro e ele disse estar pior. Para não arriscar a saúde do Morita e também de toda a gente... foi essa a razão», assim explicou o treinador do Sporting a ausência do japonês na deslocação a Itália, depois de ter seguido com a comitiva no autocarro a caminho do Aeroporto Humberto Delgado mas dele não ter saído. De facto uma indisposição afastou à última hora o médio, explicam os leões devido a síndrome febril, com alguns relatos a dar conta de que um choque no treino, com a cabeça, possa também ter motivado a indisposição, que aconselharia sempre o repouso do jogador.

Abre-se assim uma vaga no meio-campo e para esse setor deve recuar Pedro Gonçalves, conhecedor da posição mas mais habitual no trio de ataque. No miolo, com Pote, deve avançar o habitual titular, Hjulmand, ainda que a entrada de Daniel Bragança não seja totalmente de descurar - mas menos provável. A completar a linha de quatro, nas alas, Matheus Reis deve assumir a esquerda, no lugar de Nuno Santos, que vai começar no banco de suplentes; Geny Catamo, em grande forma e depois de grande golo no 3-0 em Arouca, deve ser a aposta de Amorim no lado direito, com Ricardo Esgaio a começar o encontro no banco de suplentes.

Se Pedro Gonçalves recua, então no trio de ataque abre-se uma vaga. Não ao centro, que Gyokeres tem lugar cativo, mas na esquerda: Paulinho corre na frente, repetindo a titularidade que assumiu no jogo da primeira mão destes oitavos de final da Liga Europa, tendo até marcado o golo leonino, num jogo que terminou 1-1. No lado direto Edwards pode ser o escolhido, o que remeteria Trincão, normalmente certo no onze, para o banco, a ser lançado como arma secreta durante o jogo.

Falta a defesa. Já se sabe que Coates tem de gerir o esforço, ainda para mais porque saiu tocado em Arouca, o que abre o lugar ao centro do trio defensivo a Diomande, saído da esquerda, para onde reentra Gonçalo Inácio, que andou afastado do onze devido a lesão. Para a direita correm St. Juste e Eduardo Quaresma: desta vez a titularidade deve sorrir ao neerlandês. Na baliza, sem o lesionado Adán, estará Franco Israel. O jogo tem lugar no Estádio Gewiss e está marcado para as 20 horas desta quinta-feira.