O jogador do Benfica que deixou Gyokeres em jejum duas vezes
Há exatamente um ano, Álvaro Carreras e o sueco do Sporting enfrentavam-se na segunda divisão de Inglaterra. Foi o segundo de dois duelos que não correram bem ao leão
Há precisamente um ano, Álvaro Carreras e Viktor Gyokeres entravam em campo. Estariam longe, muito longe mesmo, de pensar que chegariam ao nível a que estão hoje em dia, ao serviço de Benfica e Sporting, respetivamente.
O lateral-esquerdo espanhol e o ponta de lança sueco jogavam na segunda divisão. De Inglaterra, do competitivo Championship, mas na segunda divisão. Não havia lugar a competições europeias, nem a meias-finais de qualquer taça, havia apenas um campeonato secundário para disputar.
Não sonhariam, pois, acabar frente a frente num jogo tão espetacular como o dérbi de Lisboa, independentemente da competição. É para a Taça de Portugal, para a primeira mão das meias-finais, tem lugar em Alvalade e é previsível que se encontrem, seja a partir do apito inicial, seja no decorrer do encontro.
Viktor Gyokeres, 25 anos, é já um leão em Portugal — passe o sinónimo de jogador do Sporting. É um ás, um goleador, uma certeza, ao passo que o lateral-esquerdo espanhol de 20 anos que chegou ao Benfica em janeiro tem ainda tudo a provar.
Muitos benfiquistas temem Gyokeres e apostariam que o sueco faria estragos perante Carreras, mas o espanhol tem história com o adversário e até terá boas recordações para contar aos companheiros de equipa, dado que o ponta de lança internacional sueco não é um estranho para ele.
Há um ano, em Preston, na 29.ª Jornada do Championship, Preston North End e Coventry encontravam-se, com o favoritismo a pertencer aos visitantes: discutiram a subida de divisão, ao passo que do outro lado estava um conjunto que acabaria a meio da tabela.
Titular do lado do Preston, Álvaro Carreras, titular do lado do Coventry, Gyokeres. No final, o teimoso 0-0 e muitos nervos do lado dos visitantes — sueco viu inclusivamente um cartão amarelo ao minuto 90+5.
Mas há mais, o jogo da primeira volta em Coventry foi ainda melhor para o benfiquista: 1-0, com mais 90 minutos de Gyokeres. Álvaro Fernández foi apenas suplente utilizado, 26 minutos em campo, e ficou ileso.
Em Inglaterra, o espanhol saiu a ganhar no duelo com o sueco. Em Portugal, ainda não se defrontaram, Carreras só chegou em janeiro. Mas Gyokeres já marcou às águias, embora tenha perdido o jogo.