O inglês que joga em Espanha e os espanhóis que jogam em Inglaterra
Jude Bellingham a fazer a sua celebração após o seu golo pela Inglaterra à Eslováquia no Euro 2024

O inglês que joga em Espanha e os espanhóis que jogam em Inglaterra

INTERNACIONAL12.07.202410:38

Bellingham, Rodri, David Raya e Cucurella vão defrontar a seleção do país onde jogam. Há seis jogadores ainda à espera de minutos neste Campeonato da Europa. Vinte e dois anos separam o mais velho dos 52 jogadores (Jesús Navas) do mais novo (Yamal)

A final do Europeu é já no domingo e, muito provavelmente, há espanhóis e ingleses a trocarem mensagens entre si, pois há jogadores que se conhecem como as palmas das mãos. O genial Jude Bellingham, por exemplo, joga com Carvajal, Nacho González e Joselu no Real Madrid. É o único inglês a jogar em Espanha. O igualmente genial Phil Foden mais Kyle Walker e John Stones jogam no Manchester City com Rodri. Palmer, Gallagher e Cucurella conhecem-se muito bem do Chelsea. Rice, Saka e Raya estão no Arsenal. Embora não jogando na mesma equipa, Alex Grimaldo (Leverkusen), Harry Kane (Bayern) e Dani Olmo (RB Leipzig) estavam na Bundesliga. Três espanhóis jogam em Inglaterra.

Sem minutos

Seis jogadores ainda não jogaram qualquer minuto nesta fase final. Cinco ingleses (Dunk, Joe Gomez, Henderson, Ramsdale e Wharton) e um espanhol (Remiro). Muito dificilmente o guarda-redes da Real Sociedad (Remiro) e os guarda-redes de Crystal Palace (Henderson) e Arsenal (Ramsdale) o farão, sendo pouco provável que os defesas do Brighton (Dunk) e do Liverpool (Joe Gomez) o façam, tal como o médio do Crystal Palace (Wharton). Há que ter paciência.

Navas e Yamal

Há 13 jogadores na faixa dos 30 anos nas duas seleções: Laporte, Pérez, Morata, Carvajal, Nacho, Joselu e Navas na la roja e Walker, Trippier, Dunk, Stones, Kickford e Kane nos três leões. Os mais veteranos são Jesús Navas com 38 anos e Nacho, Joselu e Walker com 34. Entre os 52 convocados há apenas dois jogadores abaixo dos 20 anos: Lamine Yamal com 16 (completa amanhã 17) e Kobbie Mainoo com 19 (feitos em abril). Entre Jesús Navas e Lamine Yamal há quase 22 anos de diferença.

PSG?! AL Nassr?!

Há 25 clubes representados na final de Berlim: 13 ingleses (Arsenal, Crystal Palace, Man. City, Chelsea, Aston Villa, Liverpool, Man. United, Newcastle, Brentford, Brighton, Everton e West Ham), oito espanhóis (Real Sociedad, Barcelona, Real Madrid, Ath. Bilbao, Atl. Madrid, Sevilha, Villarreal e Bétis), três alemães (Bayern, Leverkusen e RB Leipzig), um francês (PSG) e um saudita (Al Nassr).

Real Sociedad

Se pensava que as equipas mais representadas na final eram grandes potentados, como Real Madrid ou Man. City, desengane-se. O clube com mais jogadores entre os 52 de Luis de la Fuente e Gareth Southgate é a Real Sociedad, com cinco: o guarda-redes Remiro, o defesa Le Normand, os médios Merino e Zubimendi e o avançado Oyarzabal. Seguem-se, com quatro jogadores, cinco equipas: Arsenal, Barcelona, Crystal Palace, Manchester City e Real Madrid.