Arbitragem O golo anulado a Hjulmand em Braga e as partidas que Luís Godinho tem pregado...
Remate do médio dinamarquês foi inicialmente validado, mas recurso ao VAR detetou influência de Pote em posição irregular; transpiração do... árbitro afetou microfone
O empate (1-1) do Sporting em Braga em partida da quarta jornada da Liga também teve os áudios entre o árbitro Luís Godinho e o VAR Fábio Melo esmiuçados na segunda edição do programa Juízo Final, na Sport TV.
Em análise esteve o golo anulado ao médio dinamarquês Morten Hjulmand ao minuto 38, após recurso ao VAR. Eis o diálogo entre Luís Godinho e Fábio Melo:
- VAR: Godinho, daqui VAR.
- Árbitro: Fala comigo.
- VAR: Recomendo que venhas à zona de revisão para analisar um golo em possível fora de jogo. Vou-te mostrar o momento do remate à baliza. Agora o topo e a trajetória da bola.
- VAR: Jogador fica entre a trajetória e o guarda-redes.
- VAR: Godinho, não te estou a ouvir (problemas de comunicação impediram a continuidade do diálogo).
No comentário em estúdio, João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, começou logo por abordar a questão das falhas de comunicação.
«Os equipamentos são testados no aquecimento e durante o jogo, pedimos aos árbitros para comunicarem e fazer verificação a meio da primeira parte, a meio da segunda parte e nos últimos 10 minutos, e o que se passou é raro, mas aconteceu: o Luís [Godinho] tem-nos criado alguns partidas, o facto de ele suar imenso vai obstruir o micro, com a humidade, ele estava a falar, o VAR não estava a ouvir, mas foi feita intervenção e o árbitro mudou a decisão», explicou, justificando de seguida o porquê de ter sido trazido lance de fora de jogo ao programa:
«Trazemos lance de fora de jogo não factual, o jogador está em posição de fora de jogo, mas não é factual se obstrui a visão do guarda-redes, o que na opinão do VAR acontece. O atacante do Sporting está na linha do guarda-redes, a bola passa próxima, foi isso que fez o VAR chamar o Luis e foi isso que ele percebeu, mudou a decisão para anular o golo e pedir fora de jogo.»