4 dezembro 2024, 22:33
Ruben Amorim chutado para dois cantos: Arsenal derrota Manchester United
Golos de Timber e Saliba em jogo dominado pelos 'gunners'
Quando um canto é meio golo… Nicolas Jover trabalha com minúcia livres e cantos e foi isso que desequilibrou o jogo com o Machester United, que terminou com a primeira derrota de Ruben Amorim
Dois cantos… dois golos. O Arsenal conseguiu fazer com que Ruben Amorim tenha sofrido a primeira derrota desde que é treinador do Manchester United. Por trás dos golos de Jurrien Timber e William Saliba está um verdadeiro génio, Nicolas Jover.
Ruben Amorim reconheceu no final que a diferença esteve precisamente na eficácia do Arsenal em dois cantos: «Na primeira parte foi um jogo equilibrado, sem grandes oportunidades, tivemos bola mas faltou-nos agressividade no último terço, foi um jogo dividido. Depois do intervalo, uma bola parada mudou completamente o jogo, eles são muito perigosos nisso, e sem tempo para treinar… Tentamos ao máximo, mas o Arsenal, quando está em vantagem, sabe segurar o jogo, sabe ganhar mais cantos, mais livres… Tornou-se complicado e acabámos por não conseguir dar a volta. Tivemos algumas boas saídas, mas faltou velocidade nesse processo, tivemos capacidade de ter a bola e também houve oportunidades nossas de bola parada, penso que foi aí a grande diferença.»
4 dezembro 2024, 22:33
Golos de Timber e Saliba em jogo dominado pelos 'gunners'
Ninguém falava dele, ninguém o conhecia. Pelo menos até Chegar ao Arsenal, em 2021, e revolucionar as bolas paradas. No ano anterior o Arsenal tinha marcado apenas seis golos através de cantos ou livres, mas com o francês foi a equipa mais eficaz nesse aspeto do jogo e teve 22 lances que resultaram em golo. Impressionante, tanto mais que na temporada anterior tinham sido apenas seis.
Arteta recorda que fez força para o contratar quando chegou ao Manchester City para ser adjunto de Pep Guardiola, em 2016/17.
Antes do jogo com o Manchester United surgiram as perguntas sobre as bolas paradas e Jover e Arteta deixou claro a importância deste seu adjunto.
«Entrei em guerra por ele no Manchester City porque senti que havia muito espaço para melhorar nesse departamento. Entrei em contacto com ele e sugeri ao Pep Guardiola que permitisse a sua contratação. Desde então temos estado extremamente próximos, partilhamos uma visão clara de como queremos juntar tudo, de como tudo está ligado, alinhado e pode funcionar de forma eficiente na nossa equipa. Ele é muito, muito importante para a equipa», disse.
Nem tudo são elogios a Nicolas Jover. Garry Neville, antigo jogador do Manchester United diz mesmo que Jover «deve ser o homem mais aborrecido do futebol».
5 dezembro 2024, 08:35
Antigo capitão dos ‘red devils’ não poupou nas críticas à equipa de Ruben Amorim
No comentário do jogo para o 'The Overlap' o antigo jogador reconhece que tem um papel importante: «Ele tem de estar, não é? Tem de estar...
Já Jamie Carragher desfaz-se em elogios: «Esse treinador de bolas paradas do Arsenal é daqueles que pode escrever o próprio contrato, pode pedir o que quer. Se ele disser que quer 25 mil libras por semana terão de lhe dar, não é?»
Para á, Arteta não abdica de Jover: «Ele é uma pessoa muito especial e, obviamente, alguém muito próximo de mim.
Nicolas Jover nasceu em Berlim na Alemanha, mas tem nacionalidade francesa. E foi no Montpellier que começou a carreira, em 2009, como analista. E teve logo sucesso, ajudando a equipa a conquistar o título em 2011/12.
Até que em 2016/17 se mudou para o Brentford, onde conheceu Mads Buttgereit, responsável pelas bolas paradas do clube e que viria mais tarde a trabalhar na seleção da Alemanha. Viu nele uma inspiração e cresceu aí a paixão pelo trabalho neste campo.
A admiração passou a ser mútua.
«Nicolas é um génio na forma como pensa e cria os planos. Quando discutes com ele diferentes lances de bola parada percebes que tudo tem um pensamento exato por trás», afirmou Buttgereit.
«Há alguns treinadores de bola parada que conheço pessoalmente, mas, na minha opinião, acho que o Nicolas é o melhor. Ele é fantástico», acrescentou.
Com a chegada de Arteta ao Manchester City Jover seguiu para o Norte de Inglaterra e na primeira temporada o efeito foi imediato: logo na primeira temporada foi a equipa que mais golos obteve em lances de bola parada e mesmo no momento defensivo a eficácia subiu.
Era muito grande a simbiose com Arteta, que em 2021 o levou para o Arsenal, sentindo que poderia ser o homem certo para começar a trilhar o caminho para o título na Premier League. Ainda não cumpriu esse sonho, mas a equipa de Londres já ganhou estatuto de campeã… das bolas paradas.