Farense-Gil Vicente, 0-1 O ‘galo’ de Áfrico fugiu por 7 centímetros (crónica)
Gilistas felizes com o azar de Lucas Áfrico, que marcou na própria baliza. Golo anulado a Tomané… por 7 centímetros. A sorte e o azar no futebol
O Gil Vicente deu a melhor sequência ao triunfo obtido na ronda anterior frente ao Nacional e voltou a somar os três pontos, derrotando um Farense que tudo fez para ter outra sorte. Mas os algarvios não a tiveram e até contaram com… azar: o golo dos gilistas surgiu num autogolo de Lucas Áfrico. E, entre sortes e azares (que houve em mais momentos do jogo), no futebol o que contam são os pontos e os três que os galos levam na viagem ajudam-no a galgar alguns lugares na classificação.
A emoção esteve sempre presente no São Luís, com o Farense a entrar determinado e a desperdiçar duas boas ocasiões nos dois primeiros minutos, por Elves Baldé e Raul Silva. A réplica dos minhotos foi rápida, mas Santi Garcia teve… azar no remate, que encontrou o compatriota e companheiro Aguirre no caminho da baliza a desviar. Entre parada e resposta, Andrew foi letal a evitar que o… azar de Ruben Fernandes desse vantagem aos algarvios, quando o central desviou para a sua própria baliza um corte defeituoso de Sandro Cruz. Um lance em que não foi por… sorte, que o guarda-redes travou: foi mesmo com classe!
Até que o… azar bateu mesmo à porta dos algarvios: num bom entendimento entre Fujimoto e Félix Correia, este cruzou rasteiro com a bola a desviar em Raul Silva e a bater também em Lucas Áfrico, para entrar junto ao poste. Duplo-azar para o Farense!
A perder, Tozé Marreco lançou as armas ofensivas que tinha no banco, alterou o esquema de três centrais para uma defesa a quatro. Os algarvios foram pressionando à medida que o tempo se escoava, reclamaram de duas situações na área gilista - mão de Kazu e empurrão a Marco Matias – e ainda mais quando Tomané marcou já perto do final, com a longa espera de mais de cinco minutos a ser anunciada pelo VAR e a provocar uma enorme desilusão, com o golo a ser anulado por posição irregular do avançado… por sete centímetros! Mais um momento de azar…, que foi de sorte para os gilistas, que acabaram com menos um com a expulsão de Cauê nos descontos.