O clube que não perde Morita de vista (e não é o Sporting...)
Morita fez 'mea culpa' no golo do Manchester City

O clube que não perde Morita de vista (e não é o Sporting...)

NACIONAL20.03.202423:30

Médio leonino em foco para o duplo compromisso com a Coreia do Norte; Eintracht Frankfurt continua atento à evolução do nipónico mas não só....

O crescimento (e rendimento...) de Morita em Alvalade colocou o médio nipónico como uma das figuras de cartaz da seleção japonesa. As ascensão que teve no futebol português — primeiro ao serviço do Santa Clara e agora com a camisola dos leões — contribuiu de forma decisiva para a consolidação de um estatuto na seleção japonesa que, ainda assim, a nível coletivo atravessa uma fase de maior turbulência após a  eliminação precoce da Taça Asiática no início de fevereiro (derrota com o Irão, por 1-2, nos quartos de final diante do Irão).

Morita continua a ser um dos intocáveis na seleção nipónica (IMAGO)

E dessa partida, além do golo do médio leonino, emergiram também as suas palavras numa mensagem a aconselhar publicamente o selecionador Hajime Moriyasu a fazer alterações à forma de jogar da equipa, mensagem que não caiu bem no seio da seleção. Apesar desse momento mais polémico, Morita voltou aos eleitos do conjunto nipónico e será uma das armas para o duplo confronto particular com a Coreia do Norte (o primeiro esta manhã, às 10.30 horas, em Tóquio) e o segundo no dia 26 em Pyongyang.

No lançamento desse primeiro confronto, Morita aproveitou também para abordar o atual momento na seleção, afastando, de pronto, qualquer tipo de polémica.

«Passei muito tempo retraído, mas tenho um desejo enorme de voltar a contribuir pela seleção, de cabeça limpa. Quero mostrar as minhas qualidades desde o início e dar o meu melhor pelo Japão», começou por dizer, olhando para o adversário norte-coreano: «Ouvi dizer que estão a estagiar desde o final de janeiro. Vai ser uma batalha da determinação.»

Morita tem contrato até 2026 mas leões querem prolongar o vínculo (IMAGO)

Entre a renovação e a... saída

O Sporting já manifestou a intenção de manter o médio com uma renovação de contrato — que termina em 2026 — mas, para já, o processo ainda não sofreu nenhuma evolução. Os leões, porém, não são os únicos a quererem assegurar o nipónico para o futuro, pois existirá... concorrência no final da temporada. Morita, aliás, continua a ser associado a alguns emblemas da Série A (Itália) e Bundesliga (Alemanha).

E, tal como A BOLA já havia adiantado, do lado germânico, é o Eintracht Frankfurt que mantém o médio em ponto de mira.Contratado em julho de 2022 ao Santa Clara, numa transferência que custou aos cofres leoninos 3,45 milhões de euros, Morita está agora avaliado em €13 milhões de euros e assume um papel fundamental no meio-campo dos leões. Com 29 jogos somados — dois golos (Arouca e Moreirense) e quatro assistências (Rio Ave, por duas ocasiões, Vitória de Guimarães e Portimonense) — Morita é um dos indiscutíveis nas manobras de Rúben Amorim que tem gerido com pinças a sua condição física para ter o médio nos jogos de maior exigência. Esta manhã, por sua vez, irá mostrar-se com a camisola da seleção japonesa...