«Nunca senti nada assim»

Taça de Inglaterra «Nunca senti nada assim»

INTERNACIONAL12.05.202300:34

Passaram dez anos sobre o dia mais importante da história do Wigan, vencedor a 11 de maio de 2013 da Taça de Inglaterra. No Estádio de Wembley, perante 86.254 espetadores, a equipa então treinada pelo atual selecionador de Portugal, Roberto Martínez, derrotou (1-0) o poderoso Manchester City, orientado por Roberto Mancini e com craques como Kompany, David Silva, Yaya Touré, Tévez e Aguero.

Em declarações à BBC, a propósito desta efeméride, Roberto Martínez afirmou: «O que vivemos é algo que te acompanha para o resto da tua vida.» E acrescentou: «Nunca senti nada assim!» Mas o triunfo teve muito de épico, não só pela diferença de potencial entre os clubes, mas também pelo facto de a vitória do Wigan ter chegado ao minuto 90+1, pelo defesa Ben Watson, lançado na partida dez minutos antes por Roberto Martínez. «Aconteceu tudo no momento certo, o golo logo a seguir à substituição, e ainda o facto de o City não ter tido tempo para recuperar», disse Martínez, que considerou que foi «o jogo perfeito».

Ben Watson, o herói do dia, tinha sofrido uma fratura da perna direita em novembro de 2012, em Anfield, num lance dividido com Sterling, e só regressou à competição poucos dias antes da final. «Ainda me emociono quando recordo a bola no fundo da baliza do City», confessou Roberto Martínez, que na época seguinte se transferiu para o Everton, onde ficou até 2016, ano em que assumiu a Seleção da Bélgica, mantendo-se à frente dos Diabos Vermelhos durante seis temporadas. O seu reinado com Portugal iniciou-se há pouco tempo, contabilizando duas vitórias nos dois jogos oficiais realizados à frente da turma das quinas.