Nova história ao 10.º capítulo, a agravar crise dos tricolores
(Foto: Santa Clara)

Santa Clara-E. Amadora, 1-0 Nova história ao 10.º capítulo, a agravar crise dos tricolores

Açorianos derrotaram pela primeira vez conjunto da Reboleira, após deslizes nos nove encontros anteriores; Vinícius Lopes saiu do banco para fazer o golo decisivo; E equipa de Filipe Martins segue sem vencer na Liga

Quase duas décadas depois, teve lugar o reencontro entre duas equipas com fome de mudar a história, leia-se o Santa Clara à procura de vencer pela primeira vez o Estrela da Amadora, os tricolores em busca do primeiro triunfo no campeonato esta temporada. Levou a melhor a equipa de Vasco Matos, que ganhou pela margem mínima (1-0), no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Em jejum há cinco jornadas, até foram os amadorenses a entrarem melhor na partida, de olhos postos no alvo (faltou pontaria a Alan Ruiz, 7’, e Kikas, 8’, para adiantarem a equipa), mas a primeira grande ocasião foi dos açorianos: valeu à turma da Reboleira o poste esquerdo da baliza de Bruno Brígido a frustrar as intenções de Alisson Safira (9’).

O Estrela reagiu, voltou à carga, mas só criou perigo junto à baliza contrária pouco antes da meia-hora… e na mesma moeda, já que o desfecho foi semelhante ao da iniciativa adversária: o poste esquerdo também foi a jogo, já depois de um desvio de Gabriel Batista, atento entre os postes (27’). O nulo teimaria até ao intervalo, apesar do aviso de Pedro Ferreira, aos 37’ – Bruno Brígido disse presente, segurando o 0-0.

Diogo Calila foi protagonista do primeiro momento digno de registo no segundo tempo, ainda que o cabeceamento tenha saído à figura do guarda-redes dos visitantes (57’). A pressão acabaria por dar frutos. Não foi logo naquele cruzamento venenoso de Gabriel Silva a pedir um desvio à boca da baliza (73’), foi aos 81’ com protagonistas saídos do banco de suplentes: Matheus Pereira cruzou, Vinícius finalizou, a massa adepta festejou.

A tímida reação dos visitantes, sem remates perigosos capazes de alterar o rumo do jogo, não teve efeitos práticos, confirmando o regresso do Santa Clara às vitórias (com vista privilegiada para os lugares cimeiros da tabela). Bela maneira de responder ao deslize frente ao Benfica, agravando as dificuldades dos tricolores, que continuam no fundo da tabela sem conhecer o sabor da vitória na Liga… e que seguem sem vencer fora de portas desde outubro do ano passado.