Mundial Feminino-2023 No grupo de Portugal, Estados Unidos e Países Baixos já só pensam nos ‘oitavos’
Depois do empate (1-1) que reeditou a final do Mundial de 2019, Estados Unidos e Países Baixos já olham para os oitavos de final do torneio, isto apesar de Portugal entrar também na última jornada do Grupo E com possibilidades de apuramento.
No final da partida, Vlatko Andonovski reconheceu que os Estados Unidos ainda não mostraram todo o seu potencial neste torneio, faceta que espera revelar progressivamente com o decorrer da competição.
«Parte disso deve-se ao facto desta equipa não jogar há muito tempo junta. Isso aconteceu pela primeira vez no primeiro jogo (3-0, sobre o Vietname), voltou a estar junta neste segundo jogo. Esperamos poder crescer no terceiro jogo (1 de agosto, frente a Portugal) e continuar a melhorar enquanto formos avançando na prova», analisou o selecionador norte-americano.
Andonovski também justificou a decisão de não ter promovido qualquer substituição durante o jogo com os Países Baixos: «Estávamos a controlar o jogo e o golo podia surgir a qualquer momento. Não quis quebrar o ritmo nem comprometer nada porque as nossas atacantes estiveram muito bem.»
A fazer contas aos oitavos de final está também o selecionador dos Países Baixos, Andries Jonker, que viu Stephanie van der Gragt, autora do golo da vitória frente a Portugal, sair lesionada ao intervalo.
«O médico entrou no balneário e disse-me ao ouvido: ‘não pode continuar em jogo, ponto final’. Van der Gragt está num nível diferente, é a nossa referência, e fiquei preocupado», assumiu Jonker, que tem, assim, a influente defesa-central em dúvida para o jogo contra o Vietname.
Já Lineth Beerensteyn, que ficou de fora depois de ter sido titular frente a Portugal, é baixa confirmada: «Teremos de ver, mas ainda há esperança. Se pode regressar contra o Vietname? Não, mais à frente no torneio.»
Com a vitória (2-0) sobre o Vietname, a primeira em fases finais de um Mundial feminino, Portugal ficou a um ponto de Estados Unidos e Países Baixos e ainda com possibilidade de se apurar para os oitavos de final. Na última jornada, Portugal joga com os Estados Unidos, enquanto os Países Baixos defrontam o Vietname.
A BOLA está no Tik Tok a acompanhar o Mundial Feminino-2023 - https://www.tiktok.com/@abola