Sporting «Nem Essugo desapareceu do mapa, nem Mateus precisa de segunda oportunidade»
Tentar descortinar quem será o substituto do castigado Ugarte no meio-campo do Sporting frente ao Estoril foi tarefa inglória para os jornalistas. Além de não abrir o jogo, Rúben Amorim aproveitou o tema para lançar alguns ‘recados’.
«Vamos apresentar uma equipa forte. Não temos Ugarte, que também precisava de descansar, vamos ter outro jogador naquela posição. (…) A equipa tem soluções e não podemos perder o equilíbrio porque não estamos dependentes de um só jogador. Tem feito muitos jogos e isso revela que precisamos bastante dele. Aproveito para dizer que o Dário (Essugo) não desapareceu - está lesionado há algum tempo, teve uma lesão chata. Temos vindo a trabalhar com ele, mas não desapareceu no mapa.»
«Vai entrar outro jogador no lugar de Ugarte. Pode ser o Mateo (Tanlongo), que não tem tanta experiência, mas é um jogador inteligente, ou pode ser o Morita, outro jogador com muita experiência que nos dá outra capacidade na construção. Não vou entregar o jogo.»
E Mateus Fernandes que cometeu penálti frente ao Marítimo? Merece uma segunda oportunidade?
«Não vejo as coisas assim, como uma segunda oportunidade. Jogou contra o Marítimo porque tínhamos o Morita lesionado e Pedro Gonçalves castigado. É fazer as contas aos médios-centro e percebe-se a relação. Quando não jogam na equipa principal, têm de jogar pela B porque precisam de minutos. Vão subindo e descendo. Como o Dário, o Mateus também não desapareceu. A nossa aposta não é: tens de jogar sempre. Depende do rendimento deles e da quantidade de jogadores que temos para certas posições. Mateus poderá ser uma possibilidade para este jogo. Vamos ver, não vou dizer sequer a convocatória. Todos têm de estar aptos para jogar.»
E prosseguiu: «Dário já foi titular com 17 anos, Mateus com 18, o próprio Chermiti foi titular em três jogos já com Paulinho recuperado. Eles têm de perceber que são mais um jogador. O Mateus não precisa de segunda oportunidade. Não é por fazer um penálti… seria muito mau da minha parte. Também já disseram que Dário foi expulso e nunca mais teve oportunidade – isso não tem sentido nenhum. Vocês (jornalistas) descobrem tanta coisa e não conseguiram descobrir que ele está lesionado? Esteve na equipa B? Custa-me um pouco às vezes perceber as coisas. Portanto, não há segunda oportunidade para o Mateus porque não precisa. Se tiver mais rendimento que os outros, vai jogar. Se não tiver, poderá jogar pela equipa B.»
Sobre Mateo Tanlongo: «Precisa de tempo. Ugarte entrou mais cedo na equipa porque já jogava em Portugal. Mateo chegou e tinha mês e meio de paragem. Está a crescer e tem de ultrapassar os outros.»