Arouca «Não temos necessidade de vender»
A «gestão das expectativas» é um dos principais desafios que se apresenta ao Arouca na campanha 2023/2024, argumentou o diretor-geral do clube, Joel Pinho, à margem dos exames médicos que jogadores e equipa técnica cumpriram na manhã desta segunda-feira, numa clínica em S. João da Madeira, e que definiram o arranque dos trabalhos na nova época.
«Queremos manter a tranquilidade e a calma que temos tido até agora. E continuar a fazer um bom trabalho», assinalou Joel Pinho neste arranque de temporada, reconhecendo: «Este ano será difícil, acima de tudo por uma questão de gestão de expectativas. Vamos procurar fazer um bom trabalho, consolidar o Arouca no primeiro escalão e procurar também fazer uma época melhor do que a última. Somos um clube ambicioso, à imagem do presidente, procurando sempre fazer melhor. Em termos de jogadores e valorização, vamos continuar com essa política, estamos a procurar manter a base. É verdade que, depois de uma época muito boa, é natural que existam vários clubes interessados nos nossos jogadores, mas estamos a trabalhar no sentido de manter a base forte e, depois, reforçarmos com jogadores que venham a aumentar o nível e fazer o Arouca crescer.»
O dirigente dos lobos da serra da Freita admitiu eventuais saídas, mas também revelou a estabilidade da organização e, como tal, não ter necessidade de realizar vendas. «A gestão das expectativas é o nosso maior desafio. É natural que os jogadores queiram passar para um patamar superior, mas também têm de entender que existe um clube que lhes deu e proporcionou o que conseguiram e, acima de tudo, temos de defender os interesses do clube, procurando fazer o melhor negócio. Mas, neste momento, o Arouca é um clube estável, economicamente está bem, então procuramos sempre valorizá-lo ainda mais. Somos ambiciosos, queremos nesta fase inicial chegar à fase de grupos da Liga Conferência e iniciar a época da melhor forma. Não temos necessidade de vender, estamos sólidos, com um plano bem traçado, um projeto bem delineado, não temos essa necessidade de vender», definiu.
O tema das históricas dificuldades na Liga de quem se projeta igualmente em palcos europeus foi desta forma comentada por Joel Pinho:
«Por norma dizem que as equipas que se apuram para a Europa têm boa probabilidade de descer no ano seguinte, mas eu acho isso completamente um mito. Temos é de perceber que o Arouca, em 2016, não tinha a experiência que tem no dia de hoje. Somos um clube muito mais maturado, com mais experiência e sabemos o que temos de melhorar. Não tenho dúvidas nenhumas de que vamos fazer uma época muito boa, estamos a trabalhar muito bem, estou muito satisfeito com o que temos feito nesta fase inicial do trabalho e acredito que daqui a um ano vamos festejar outras coisas. Vamos ver..»