Leeds Não sabe porque foi despedido a 4 jogos do fim: «Fiz 11 pontos em 11 jogos»
É raro, mas aconteceu: Javi Gracia foi despedido a 4 jogos do final da época e foi contratado um treinador para o substituir nesse tempo – o Leeds contratou Sam Allardyce para tentar salvar o clube da despromoção, com várias equipas ainda em risco de descer.
O treinador espanhol disse não perceber porque foi dispensado nesta altura, com a equipa em 17.º lugar, o primeiro a salvo, depois de ter substituído o americano Jesse Marsch em fevereiro, quando a equipa estava em 19.º. Esteve apenas 10 semanas e 12 jogos à frente do clube, tendo sido dispensado na segunda-feira passada. «Era o meu aniversário, 1 de maio. Foi um telefonema», recorda ao site The Athletic já em casa, em Málaga. «Foi um telefonema a explicar a situação. Tudo foi gerido de forma correta pelo clube e tenho de aceitar a decisão do dono», comenta. A notícia só foi confirmada na quarta-feira, mas na terça demitiu-se o diretor desportivo Vitor Orta, por não concordar com a decisão.
Abril tinha sido um mês para esquecer, com cinco derrotas em sete jogos e uma incrível capacidade para sofrer golos, 23, num total de 67 esta temporada.
Gracia defende-se. Fizemos 11 pontos em 11 jogos meus [fez mais uma para a Taça]. O Everton fez 8, o Leicester e o Southampton 6 e o Forest ganhou 5. Todas as equipas do fundo da tabela fizeram menos pontos que nós», elenca, depois de um começo feliz, em que venceu Southampton, Wolves e Forest, para depois sofrer pesadas derrotas: 1-5 com o Crystal Palace, a 1-6 com o Liverpool e 1-4 com o Bournemouth.
«Foi um mau momento, mas há equipas piores do que nós. Podemos ficar otimistas num certo sentido. Como avalio o meu trabalho? Podíamos ter feito melhor, claro, mas cheguei numa altura em que a equipa não ganhava há dez jogos. O mais objetivo que posso ser é que deixei a equipa fora da zona de descida», resume.
«Ainda assim, o tempo que passei no Leeds formou uma experiência enriquecedora, agradeço também ao Vítor. Custa-me ter perdido o trabalho, mas custa-me igualmente a saída do Vítor», conclui.
Allardyce terá pela frente jogos com Manchester City, Newcastle, West Ham e Tottenham.