«Não penso no que ganhei com o FC Porto»

Roma «Não penso no que ganhei com o FC Porto»

INTERNACIONAL30.05.202313:18

Vencer a Liga Europa seria, para José Mourinho, a melhor forma de assinalar os 20 anos da conquista do primeiro título europeu da carreira. Mas o passado fica de lado quando chegar a Budapeste para disputar a final com o Sevilha.

«Não penso muito no que aconteceu no passado. É passado, a história não pode ser apagada. Esses sentimentos são inesquecíveis, mas habituaste a viver com eles. E eu estou sempre a olhar em frente. Talvez seja esse o segredo da minha filosofia, de estar há tantos anos no futebol. Para mim, esta final é diferente. Não penso na que ganhei com o FC Porto em 2003, nem na que ganhei com a Roma no ano passado. Só penso nesta», assegurou à UEFA.

Também não atribuiu qualquer importância ao facto de defrontar o Sevilha, clube da cidade onde, em 2003, conquistou a Liga Europa com o FC Porto: «Acho que não. Estou no futebol há muitos anos, talvez as pessoas pensem que sou mais velho do que sou na realidade. Talvez vejam os meus cabelos brancos e pensem que sou mesmo velho, mas não velho o suficiente para fechar o ciclo. Não, não. Ainda vão ter de me aturar por muitos anos.»

Segue pela mesma linha quando questionado sobre o recorde de cinco finais (vai disputar a sexta) ganhas em outras tantas finais disputadas: «A história não ganha jogos. As pessoas pensam que o Real Madrid ganha todas as finais, ou que o Sevilha vence todas as finais… mas a história não ganha jogos. E também não gosto de superstições, nem penso nisso como um factor. Esta é uma nova final, é uma nova história. O Sevilha tem muita experiência nesta competição e nós estivemos numa final europeia (Liga Conferência) na época passada. Mas só quero jogar o jogo pelo jogo.»

Mas há outro recorde à espreita: «Sabiam que posso tornar-me no primeiro treinador a vencer a Liga Europa por três clubes diferentes? Na verdade, não é algo que me preocupe. Nesta fase da minha carreira só penso na felicidade que posso dar aos adeptos. Ninguém esperava no início da época que a Roma pudesse chegar a esta final. Equipas com muita qualidade, como o Barcelona ou o Arsenal, foram eliminados desta competição, por isso, esta final tem um significado importante para a Roma. Vamos tentar dar aos adeptos mais uma alegria.»