«Não está a ter respeito nenhum pelo Sporting»
Rúben Amorim e Viktor Gyokeres

«Não está a ter respeito nenhum pelo Sporting»

NACIONAL10.04.202422:05

Augusto Inácio, antigo treinador do Sporting, que conduziu os leões ao título nacional em 1999/2000, revoltado com palavras de Hasan Cetinkaya, empresário de Gyokeres

Qual a sua opinião sobre as declarações do empresário de Gyokeres?

– Foi inoportuno. Compreendo o papel dele, de enaltecer tudo aquilo que fez pelo jogador, que escolheu o Sporting, que tinha outras propostas, mais vantajosas, mas que o Rúben Amorim teve influência muito grande para vir para o Sporting, mas não pode, nesta altura, em que o Sporting ainda não é campeão, ainda não ganhou a Taça de Portugal, ainda não ganhou nada, estar agora com estas declarações, num momento em que o Sporting tem de estar concentrado para aquilo que são as suas realizações, as conquistas que se pretendem e estão ao seu alcance. É normal os empresários valorizarem os seus jogadores, mas escusava de ser neste momento, mas os empresários não olham a isso, querem é que o seu ‘produto’ seja o mais valorizado e divulgado para ver qual é que pode ser o melhor negócio. Acho que o Sporting deu muito ao Gyokeres, provavelmente não teria sido tão valorizado se tivesse ido para outro clube, o Sporting também ficou muito valorizado com essa contratação, foi um casamento perfeito e, naturalmente, que um empresário não se pode imiscuir na vida do Sporting ao dizer que se o Rúben Amorim sair o mais provável é Gyokeres sair também, esquece-se que o Sporting é o detentor do passe, naturalmente há uma cláusula de rescisão, e se alguém bater essa cláusula pode levar o jogador ou o treinador, mas neste tipo de sentimentos recíprocos de  lealdade e respeito de uns para com os outros, sinceramente, este este empresário não está a ter respeito nenhum pelo Sporting. Não que não tenha o direito de defender os interesses do jogador, está é em causa o momento em que o faz, devia estar mais recatado, porque tem de olhar para o que é a vida do Sporting, em que faltam poucas jornadas para ser campeão, mas ainda não é. Estas coisas devem ser respeitadas.

– Considera que a relação entre jogador, clube e adeptos pode ficar fragilizada?

– Não belisca a relação, mas fica aquele sentimento de que as coisas deviam ter sido feitas de outra forma. É verdade que o Sporting, no caso de perder o jogador, ou o treinador também, de fazer aqui muitos milhões de euros e, claro, isso é um aspeto que não deve ser desvalorizado, mas claramente que os adeptos do Sporting, e todos os adeptos do futebol português, principalmente para aqueles menos endinheirados, que somos todos nós de Portugal, que haja outros clubes mais endinheirados e que venham buscar um jogador que dá outras condições e que pagam aquilo que o Sporting quer que pague, por isso os adeptos têm que entender que o futebol português, os jogadores que sobressaem no Sporting, e também noutros cubes, que quando têm alguma truta ou chamados tubarões, é muito difícil esse jogador continuar, por muito que ele quisesse também continua, mas que as condições são de tal maneira diferentes que é impossível segurar esses jogadores, é por isso que se colocam cláusulas de rescisão nos contratos e depois há margem para se negociar pelo melhor valor. Não sei se serão os cem milhões de euros que alguém vai pagar pelo Gyokeres, se realmente há esse interesse todo de tantos clubes, se há alguma proposta formal, mas se alguma chegasse ao valor da rescisão, de certeza que o empresário do Gyokeres não tinha este tipo de conversa. Está a fazer uma espécie de leilão, a ver quem é que pega no Gyokeres, acredito mesmo que tenha muitos interessados, mas talvez não seja tanto assim como o empresário está a pintar o quadro, está a fazer o jogo do melhor negócio.

Augusto Inácio (Sérgio Miguel Santos)

– O que deve Frederico Varandas fazer?

– Há coisas que estão no contrato, mas também há conversas, não sei as que tiveram, mas o que sei é que o presidente está lá para defender os interesses do Sporting e é isso que ele vai fazer. Sabe que fez um grande negócio com a contratação do Gyokeres, e mérito de quem o contratou, porque  ele estava na Inglaterra e ninguém o comprou, até por isso o empresário do Gyokeres tem de estar grato ao Sporting, que o pôr na ribalta para valer estes milhões todos agora. Acho que toda a gente vai olhar para o que é o momento do negócio, já se percebeu que, por muito que o Sporting queira ficar com o Gyokeres para o ano, o Sporting sendo campeão está na Liga dos Campeões, o clube que der cem milhões, não estou a ver que não vá à Champions, e o empresário que o mete lá os píncaros a tocar no céu, parece que  é a última coca-cola do deserto, vai jogar o quê? Para a Liga Europa? O que está me causa? O crescimento desportivo ou simplesmente os cifrões e euros em jogo? Há uma série de coisas que têm de ser avaliadas, mas o Sporting está atento e, de certeza, se não puder segurar o jogador vai fazer o melhor negócio possível.