ANTEVISÃO Nacional-Sporting : Leão não quer largar sorriso na Liga
Histórico das deslocações à Choupana é favorável aos leões mas não muito
O Sporting desloca-se este sábado ao terreno do Nacional na esperança de manter o sorriso na Liga depois do trauma na Supertaça Cândido de Oliveira, na qual após estar a vencer por 3-0 acabou batido pelo FC Porto por 3-4. Na semana seguinte, tudo melhorou para o leão com um triunfo caseiro tranquilo diante do Rio Ave, por 3-1.
As duas equipas, em jogos para a Liga, encontram-se na Choupana pela 21.ª ocasião, com o histórico a ser favorável aos leões mas sem uma supremacia evidente por aí além, fruto de três derrotas, nove empates e oito vitórias, com a última das quais a acontecer a 8 de janeiro de 2021, por 2-0, num encontro disputado debaixo de condições muito adversas fruto do forte temporal e que, numa primeira instância, até foi adiado por um dia.
O Nacional tentará contrariar o favoritismo do leão depois de ter empatado na primeira jornada (1-1), fora de portas, diante do também recém promovido Aves SAD.
A última vitória dos alvinegros sobre o Sporting aconteceu em abril de 2011, num triunfo por 1-0 numa altura muito conturbada para os leões, que estavam sob o comando interino de Alberto Cabral, depois do despedimento de Paulo Sérgio e antes de Joe Couceiro assumir de forma efetiva o leme da equipa.
O Nacional
A equipa de Tiago Margarido vai apresentar-se quase na máxima força, com o único indisponível a ser o lesionado Djibril Soumaré. O treinador Tiago Margarido, malgrado esta ser a sua experiência na I Liga, já conta no currículo com uma vitória sobre os leões, por 1-0, então ao comando do Varzim, em jogo a contar para a Taça de Portugal.
O que disse o treinador: « O Sporting reagiu bem à derrota na Supertaça [contra o FC Porto], está forte, tem um treinador forte, está diferente do ano passado, estamos preparados para contrariá-los. Sabemos que conseguem alternar a largura através de jogo mais profundo com extremos de raiz, o jogo interior é semelhante ao do ano passado, estamos preparados. Temos as nossas armas, não vou dizer quais são, mas tenho a certeza de que para o Rúben [Amorim] não foi um jogo fácil de preparar, porque somos equipa camaleão»
Onze provável: Lucas França; Garcia, Ulisses, Zé Vítor e José Gomes; André Esteves, Matheus Dias e Miguel Baeza; Nigel Thomas, Butzke e Appiah
Lesionado : Djibril Soumaré
Castigados: -
O Sporting
Os leões apresentam-se na Choupana com uma baixa de última hora e de monta: Morten Hjulmand, a contas com um traumatismo no tornozelo esquerdo. O dinamarquês junta-se a Diogo Pinto, St. Juste e Nuno Santos.
O que disse o treinador: «Temos de mostrar a mesma identidade de 2021. É sempre difícil jogar na Madeira, o Nacional é uma equipa que subiu e que está habituada a ganhar e isso sente-se. Temos de estar no nosso melhor nível para vencermos o jogo, seguirmos em frente e continuarmos no nosso lugar.»