Mundial: Portugal inicia defesa do título com uma goleada ao Panamá
10-1 foi o resultado final; André Coelho e Afonso Jesus bisaram; igualada marca histórica; segue-se, esta quinta-feira, o Tajiquistão
Completamente dominador. Foi desta forma que Portugal iniciou, esta segunda-feira, a defesa do título Mundial, que decorre no Uzbequistão até 6 de outubro. No jogo de estreia do Grupo E, a equipa das quinas goleou a frágil seleção do Panamá.
Ao minuto 4, surgiu o primeiro golo luso na prova, através de um autogolo do guarda-redes Jaime Penaloza, que viu a bola a bater nas costas, depois de um potente remate de pé direito de Pany Varela ao poste.
Com o nulo cedo desbloqueado, Portugal partiu para uma primeira parte de grande nível, com mais sete golos apontados, sendo que Afonso Jesus (5' e 15') aproveitou para se destacar dos restantes companheiros. Pelo meio, Bruno Coelho (7'), Tomás Paçó (11), Erick (11), André Coelho (16') e Kutchy (19') também inscreveram os respetivos nomes na lista de marcadores.
No regresso dos balneários, a equipa de Jorge Braz não entrou de forma tão intensa e o Panamá aproveitou para colocar à prova André Correia, que substituiu Edu na baliza portuguesa.
A equipa centro-americana, vencedora da região da CONCACAF, ajustou a sua forma de jogar e colocou a sua linha defensiva nos últimos onze/doze metros, colocando mais dificuldades aos jogadores portugueses, muito menos agressivos nas suas ações.
Ainda assim, o nono golo apareceu. Aos 28 minutos, André Coelho, à lei da bomba, não deu hipóteses ao guardião José Alvarez, tambem ele novidade para a segunda parte.
O maior relaxamento luso traduziu-se no golo do Panamá, apontado por Alfonso Maquensi (34'), na sequência de uma grande penalidade cometida por André Correia, com recurso à vídeo-arbitragem.
Antes do final da partida, Portugal chegou à dezena no marcador, através de Pany Varela, que marcou na sua 100.ª internacionalização. Nota para o belo gesto de calcanhar do ala à boca da baliza.
Com este resultado, Portugal igualou a diferença de golos de há oito anos, na Colômbia, que constituiu recorde das 'quinas' em fases finais de grandes competições internacionais. Curiosamente, o adversário também foi o Panamá
Depois dos primeiros três pontos, Portugal entra novamente em ação esta quinta-feira, pelas 16 horas, ante o Tajiquistão, na 2.ª jornada.