4 dezembro 2024, 15:31
DAZN vai transmitir Mundial de Clubes de forma grátis
Benfica e Fc Porto estão na competição e conhecem adversários na quinta-feira; todos os jogos em canal aberto
Garantia dada pela análise do regulamento da competição; quem não o cumprir será alvo de um processo disciplinar
A FIFA quer garantir o sucesso do novo e expandido Mundial de Clubes, no qual Benfica e FC Porto tomarão parte, de maneira que vai obrigar os clubes participantes a utilizarem as melhores equipas na competição. E quem não o fizer, poderá mesmo ser castigado disciplinarmente.
A garantia é dada pelo advogado e juiz da Câmara de Agentes do Tribunal de Futebol da FIFA, Gonçalo Almeida, à agência Lusa: «A legitimidade é absoluta a partir do momento em que há uma hierarquia perfeitamente definida na modalidade. Ela decorre dos próprios estatutos da FIFA e os clubes filiados nas respetivas federações-membro têm a obrigação de respeitar os regulamentos e os estatutos da FIFA. A análise será sempre algo subjetiva, mas, se for ostensivo que um clube não se apresenta com a sua melhor equipa, será aberto um processo disciplinar.»
4 dezembro 2024, 15:31
Benfica e Fc Porto estão na competição e conhecem adversários na quinta-feira; todos os jogos em canal aberto
O advogado também explica que um clube «não pode querer receber contrapartidas financeiras muito altas pela sua participação e, em simultâneo, não utilizar os protagonistas que dão visibilidade à prova». No entanto, esta visão não é partilhada por todos.
Jerry Silva, juiz-árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), levantou à Lusa a ambiguidade destes regulamentos: «O que é isto de utilizar os principais futebolistas? São os que jogaram mais minutos? Os que marcaram mais golos? Os que sofreram menos? Os que fizeram mais assistências? Os que têm valores de mercado mais elevados? A FIFA quer as estrelas, porque não está preocupada com o futebol, mas com um negócio que gere muito dinheiro. Além disso, quer fundamentalmente desviar todas as atenções e tentações quanto à criação da Superliga europeia.»
3 dezembro 2024, 17:05
Clubes portugueses vão conhecer os adversários na próxima quinta-feira, em Miami
Para além disso, Silva também acredita que estas regras interferem com «vários princípios, incluindo o da liberdade de trabalho, e a autonomia do próprio treinador», sendo que até podiam ser «declaradas nulas» após uma análise do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE).
Disputado anualmente desde 2005 por sete equipas, o Mundial de Clubes passará a ocorrer a cada quatro anos, com 32 emblemas. A nova versão da prova fará a sua estreia nos Estados Unidos, no próximo verão, de 15 de junho a 13 de julho.