Wolverhampton Multa bem pesada por cânticos homofóbicos frente ao Chelsea
Mão pesada da Federação inglesa (FA): o Wolverhampton foi multado em 100 mil libras (116 mil euros), por cânticos homofóbicos entoados por adeptos na receção ao Chelsea, em abril. O clube vai ser obrigado a implementar um programa de ação dedicado ao combate à homofobia.
Em causa está uma expressão específica considerava ofensiva - ‘Chelsea rent boy’ - que remonta aos anos 80 para identificar um adepto do Chelsea que foi encontrado com um prostituto durante uma rusga policial.
Desde janeiro do ano passado que a expressão está classificada como 'insulto homofóbico', e foi assumida como punível pela FA em janeiro deste ano. «Clubes de todos os níveis do futebol inglês têm a responsabilidade de garantir que os seus espectadores se comportam de maneira ordenada ao ver os e agradecemos a colaboração de todos», diz a FA.
«Aceitamos a decisão e a punição que nos foi dada pelo painel regulador da FA e reiteramos mais uma vez que a homofobia, como todas as outras formas de discriminação, não tem lugar no futebol ou na sociedade. Sabíamos que podia acontecer nesse jogos e a segurança foi alertada, bem como foi difundida uma mensagem no programa de jogo e nos bilhetes, mas admitidos que não houve uma abordagem especificamente sobre essa expressão», reagiu um porta-voz do Wolves.