Morreu João Oliveira Pinto
Campeão do Mundo de sub-20 por Portugal tinha 52 anos e lutou contra uma leucemia
Morreu, esta quinta-feira, João Oliveira Pinto, antigo futebolista que foi campeão do Mundo de sub-20, em 1991, em Lisboa. Desde há quase dois anos, o ex-jogador, 52 anos, lutava contra uma leucemia e atualmente era delegado do Sindicato dos Jogadores.
João Oliveira Pinto formou-se no Sporting e representou ainda GD Alfarim, Sesimbra, Amora, Imortal, Académica, Marítimo, Farense, SC Braga, Gil Vicente, Estoril, V. Guimarães e Atlético.
«O desaparecimento do João Oliveira Pinto é uma notícia que enche de tristeza todo a família do futebol nacional. Não apenas pelo muito que nos deu em campo mas, sobretudo, por tudo aquilo que nos continuava a dar como dirigente do Sindicato de Jogadores, delegado da Assembleia-Geral da FPF e amigo de muitos de nós. Depois de uma luta contra a doença tão breve quanto injusta e de desfecho infeliz, deixa-nos um legado de grande amor ao futebol e de dedicação ao próximo.
O jogador que nos ajudou a levantar o bicampeonato em Lisboa, em 1991, junto da sua geração de ouro, era igualmente uma pessoa que a todos distribuía simpatia, gentileza e um sorriso aberto e amigo. A toda a sua família, aos seus amigos, ao Sindicato dos Jogadores, com uma palavra especial ao seu presidente Joaquim Evangelista, e a todos os clubes que representou na carreira envio as minhas mais sentidas condolências. Obrigado por tudo, João Oliveira Pinto. Descansa em paz», expressou Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Também Pedro Proença, presidente da Liga, lamentou a trágica notícia: «João Oliveira Pinto era, mais do que um futebolista de grande talento, um homem bom. Um amigo. O Futebol, e o Mundo, ficaram hoje muito mais pobres.»
À família enlutada e amigos, A BOLA endereça as mais sentidas condolências.