Morita poupado com o Raków a pensar no... Benfica
Morita, depois de falhar três jogos por problemas físicos, volta ao lote de opções (IMAGO)

Morita poupado com o Raków a pensar no... Benfica

NACIONAL11.11.202309:13

Médio nipónico estava disponível para somar alguns minutos no duelo Europeu, mas, sabe A BOLA, Rúben Amorim optou por não correr riscos. Vai a jogo no dérbi com as águias

Morita na máxima força. Sem restrições e preparado para ser uma das principais armas de Rúben Amorim no escaldante dérbi com o rival Benfica. A condição física do internacional nipónico, de 28 anos, peça fundamental na estratégia do técnico leonino, tem sido gerida com pinças, de forma estratégica pela equipa técnica e departamento médico, e obrigou ao afastamento do médio nos últimos três duelos - Farense (Taça de Portugal), Estrela da Amadora (Liga) e Raków (Liga Europa). 

Porém, sabe A BOLA, o médio está plenamente recuperado e até poderia ser lançado no duelo europeu diante dos polacos durante alguns minutos. Um cenário, ainda assim, recusado pelo próprio treinador leonino, que entendeu ser melhor não correr qualquer risco numa escassa utilização. A intenção de Rúben Amorim passava, então, por poder contar com o melhor Morita para o duelo marcado para amanhã na Luz. A aposta diante do Raków, recorde-se, recaiu em Pedro Gonçalves, que voltou a ser arma numa zona mais central do terreno, porém, no dérbi de amanhã, Morita voltará ao onze, assumindo o estatuto que conquistou desde o início da temporada. Até porque Morita tem sido um dos elementos em maior foco no arranque da temporada. Mesmo com alguns problemas físicos - essa tem sido uma das questões trabalhadas, ou seja, a gestão do esforço, há vários meses - Rúben Amorim tudo tem feito para que o médio diga presente nas decisões. E o duelo com as águias, que poderá ser determinante para alargar distâncias no topo da tabela, é um desses casos. 

Morita preparado para ser uma das apostas de Amorim no escaldante duelo da Luz

Renovação em cima da mesa

Depois de uma época em que quebrou todos os recordes individuais (com 41 jogos, seis golos e quatro assistências), o papel de Morita no miolo saiu ainda mais reforçado após a saída de Ugarte para o PSG. O nipónico tornou-se mais influente e o rendimento ao lado de Hjulmand começa a dar sinais de consolidação. Uma dupla que, assim (o dinamarquês também foi poupado diante do Raków e só foi a jogo aos 56’), estará nas melhores condições para a Luz. 

Morita, contratado ao Santa Clara por €3,45 milhões de euros, tem subido de rendimento (e influência...) de jogo para jogo. Quando, no verão de 2022, a administração leonina o contratou, Morita chegava para ser uma alternativa no meio-campo, provavelmente um bom suplente para Amorim. Pouco mais de um ano depois de ter assinado até junho 2026, o japonês é titular indiscutível. E, por isso, tal como A BOLA já havia adiantado, a renovação do contrato será uma realidade a curto prazo. Além de uma melhoria salarial, a duração do vínculo deve também ter um aumento, de um ou dois anos, para 2027 ou 2028.