Morita já valorizou 200 por cento no Sporting

Morita já valorizou 200 por cento no Sporting

NACIONAL11.09.202322:15

Quando chegou a Alvalade tinha valor de mercado de €4 milhões; agora vale €12 milhões; renovação de contrato avança ainda esta época

Foi uma oportunidade de negócio que levou a que Hidemasa Morita trocasse os Açores por Lisboa, o Santa Clara pelo Sporting. Há pouco mais de um ano, em maio de 2022, o valor de mercado do médio de 28 anos era de 4 milhões de euros, hoje é de 12 milhões. Uma valorização de 200 por cento desde que passou a jogar de leão ao peito. 

Logo em março de 2022, ainda com o mercado de verão a alguma distância, o Sporting começou a atacar Morita, numa altura que a SAD do Santa Clara passava por indefinições. A administração leonina acabou por contratar o internacional japonês por 3,45 milhões de euros, numa altura em que o valor de mercado do jogador, segundo o site especializado Transfermarkt, era de 4 milhões. De lá para cá o médio já vale mais 8 milhões, valorização de 200 por cento para os 12 milhões de euros. 

Morita foi apresentado pelo Sporting a 1 de julho de 2022, custou 3,45 milhões de euros

A subida, num ano, foi em flecha. Dos 4 para os 7 milhões de euros em novembro de 2022; para os 10 milhões em março de 2023; para os atuais 12 milhões, atualização feita em junho. 

Aposta ganha do Sporting, que viu o jogador afirmar-se como titular na equipa de Rúben Amorim logo na temporada de estreia de leão ao peito. Em 2022/2023, Morita participou em 41 jogos dos verdes e brancos — 29 no campeonato, um na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga, cinco na Champions e quatro na Liga Europa —, marcou seis golos e fez quatro assistências. Na presente temporada, o japonês mantém a titularidade — foi assim antes de contratado Morten Hjulmand, a jogar a seis, continua assim depois da chegada do dinamarquês, a jogar na posição 8 — e participou nos quatro jogos já realizados pelos leões, sempre titular, sempre os 90 minutos jogados. 

Aumento de ordenado

A importância de Morita na equipa de Rúben Amorim fica bem patente nos números e por isso os números do contrato do médio vão ser também revisto e em alta. A começar pelo vencimento do jogador, que está no patamar dos 400 mil erros e dado o estatuto que o japonês já alcançou vai ter de subir, ao que tudo indica, para a casa dos 600/700 mil euros por temporada. 

O que deve também ser revisto em alta são os anos o contrato do internacional japonês, que termina em 2026 e poderá então passar para o 2027. A cláusula de rescisão de Morita está nos 45 milhões de euros, patamar que em Alvalade era prática para os defesas e para os médios mas a política dos leões neste patibular mudou e por isso a revisão em alta que se prevê também, podendo essa cláusula passar para os 60 milhões de euros. Morita em grande de leão ao peito e também na seleção do Japão, titular e motor da equipa na recente goleada (4-1) à Alemanha.