Moreirense-Vizela: é mesmo o tudo ou nada para os vizelenses
O jogador do Vizela, Jota Gonçalves, reage no fim do jogo. (Foto: ESTELA SILVA/LUSA)

ANTEVISÃO Moreirense-Vizela: é mesmo o tudo ou nada para os vizelenses

NACIONAL03.05.202408:00

Caso saia derrotado de Moreira de Cónegos, o Vizela regressa à Liga 2

É o princípio do fim. O campeonato está a terminar e o Moreirense e o Vizela vão abrir a 32.ª e penúltima jornada da Liga, num encontro em que a emoção vai estar presente a cada minuto que passe, isto porque se o Vizela perder é o adeus ao escalão máximo do futebol português.

A equipa comandada por Rubén de la Barrera não vence há seis jornadas, um dado que aterroriza o treinador treinador espanhol, porém, sabe que o adversário só venceu um dos cinco últimos jogos realizados no Comendador Joaquim de Almeida Freitas.

Mesmo assim, o Moreirense tem feito uma época bastante tranquila - principalmente na primeira volta - e soma 46 pontos, ocupando o sexto lugar da tabela, tendo recuperado na jornada passada, beneficiado do empate do Arouca, em Barcelos. Rui Borges quer, pelo menos, igualar o recorde pontual (52) do clube.

Com apenas mais um ponto do que os Lobos da Freita, os cónegos ganharam apenas um dos últimos cinco encontros, vitória alcançada na jornada passada, em Portimão, por 0-2. Em casa, os axadrezados não venceram nenhum dos dois últimos jogos,sendo que ganharam apenas um dos últimos cinco.

O Vizela está no fundo da tabela, com apenas 22 pontos e está a seis do lugar de play-off de manutenção, onde está o Portimonense, e a sete do Estrela da Amadora, primeira equipa acima da linha de água. Em caso de derrota, o emblema da Rainha fica a saber, desde já, que regressa, duas temporadas depois, à Liga 2.

Nos últimos jogos, o Vizela até tem jogado bem e criado ocasiões de golo, mas a falta de eficácia tem prejudicado a equipa, que não vence desde o início de março, na receção ao Farense.

O histórico de confrontos entre os dois clubes mostra que nos 30 jogos, os cónegos alcançaram oito vitórias, contra 12 do Vizela, registando-se ainda dez empates. Na primeira volta, em Vizela, registou-se um nulo.

Os cónegos venceram as últimas duas receções ao FC Vizela, sendo a última vitória dos visitantes em Moreira de Cónegos datada da época 2005-06. No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a equipa da casa venceu seis dos 14 duelos contra o Vizela, que por sua vez soma quatro triunfos.

Moreirense

Madson, um dos melhores marcadores do Moreirense, é baixa certa para o resto da época. O habitual dono da baliza dos minhotos, Kewin Silva, deverá continuar de fora, uma vez que o treinador Rui Borges deverá continuar a rodar os guarda-redes nestes últimos jogos. Desta vez, Caio Secco voltará a estar entre os postes da baliza. Fabiano e Rúben Isamel estão castigados e Madson, um dos melhores marcados da equipa, é baixa certa até ao final da temporada.

Equipa provável (4x2x3x1): Caio Secco; Marcelo, Maracás, Dinis Pinto; Lawrence Ofori, André Castro; Matheus Aiás, Alanzinho, João Camacho; Luís Asué.

Lesionados: Madson, Hernâni Infande

Castigados: Fabiano Souza e Rúben Ismael

O que disse Rui Borges na antevisão: «Vai ser um jogo bastante difícil, perante uma equipa que está a precisar de pontos, que sabe que, se perder, vai descer de divisão. O fator emocional, de ‘dar a vida’, vai estar presente do outro lado. Os meus jogadores estão comprometidos e sedentos de ganhar até ao fim. Tenho de estar atento a um relaxamento mental indireto, porque, de forma direta, não têm relaxado».

Vizela

No Vizela, Ruberto deverá continuar na baliza. Bruno Costa e Petrov estão de fora a recuperar de lesões. Busnic e Lacava são dúvidas até ao apito inicial. Caso estes dois jogadores fiquem de fora, o onze inicial não deverá fugir muito ao que foi apresentado no fim de semana passado,

Equipa provável (4x2x3x1): Ruberto; Tomás Silva, Jota Gonçalves, Anderson Jesus, Lebedenko; Samu Silva, Diogo Nascimento; Lokilo, Quina, Soro; Essende.

Lesionados: Bruno Costa, Busnic, Petrov e Lacava

Castigados: nada a assinalar

O que disse Rubén de la Barrera na antevisão: «Os números dizem que estamos com opções escassas. Não é uma questão de deixar uma boa imagem, isso já o demonstrámos em muitos momentos. É uma questão de competir e querer ganhar, mostrar vontade e desejo. Está em jogo a honra e o prestígio de cada um. Temos de seguir a linha dos dois últimos jogos, onde estivemos bem, melhorando outras áreas que nos permitam dar a vitória. Amanhã será um confronto importante, num dérbi contra o Moreirense, têm feito uma boa temporada. Temos de lá ir buscar os 3 pontos»