27 outubro 2023, 08:00
Arouca aflito e Moreirense amargurado no regresso da Liga
Arouquenses querem fugir aos lugares de despromoção, cónegos tentam voltar às vitórias após eliminação da Taça
Cónegos reagem da melhor forma à eliminação da Taça de Portugal e continuam num bom momento na Liga; arouquenses agravam mau momento e podem terminar a jornada em zona de despromoção
O Moreirense venceu o Arouca (1-0) e confirmou o estado de graça que vive na Liga. Depois da eliminação da Taça de Portugal, no último fim de semana, diante do Paredes, o conjunto orientado por Rui Borges deu uma resposta cabal e somou o quarto jogo consecutivo a pontuar no campeonato.
Numa partida equilibrada e onde o perigo rondou várias vezes as duas balizas, foram os cónegos que conseguiram ter a destreza de 'ferir' o adversário. Já depois de algumas ameaças, Marcelo, aos 39 minutos, teve cabeça para dar o melhor seguimento a um cruzamento perfeito de Kodisang e abriu o ativo na Serra da Freita.
O golo dos forasteiros, ainda para mais conseguido já perto do intervalo, deixou os jogadores arouquenses ainda mais intranquilos, mas, ainda assim, na segunda parte assistiu-se a uma reação extremamente positiva da formação orientada por Daniel Ramos. Também não faltaram oportunidades para os da casa conseguirem marcar, mas a verdade é que a finalização deixou sempre muito a desejar.
O Moreirense respeitou a audácia contrária, mas nunca se negou a explorar as transições. Os 'ciclistas' da frente (Kodisang e Madson) estiveram sempre disponíveis para dar 'gás' aos contra-ataques quase sempre bem gizados pelo meio-campo minhoto, mas os homens mais adiantados dos minhotos não conseguiram dar a estocada final nos lobos.
Algo que, no fundo, acabou por não ser necessário, porque o tento de Marcelo garantiu mesmo a conquista de mais três pontos para o Moreirense que, desta forma, está a olhar (bem) de frente para os lugares europeus. Já o Arouca - que não vence desde... a 1.ª jornada - mantém-se numa posição extremamente delicada na tabela classificativa e, mediante o que façam Estoril, Rio Ave e Vizela durante o fim de semana, pode mesmo terminar a ronda em lugares de despromoção.
Recorde o filme do jogo:
Fim de jogo. Arouca 0-1 Moreirense
Moreirense vence em Arouca na abertura da 9.ª jornada e reage da melhor forma à eliminação da Taça de Portugal, frente ao Paredes. A equipa de Rui Borges não perde há quatro rondas e ocupa o sétimo lugar, à condição, com 14 pontos. Já o Arouca soma a 5.ª derrota seguida na Liga e está na 16.ª posição.
90+4' - Kouassi cabeceia mas guarda-redes do Moreirense agarra sem dificuldade.
90' - Seis minutos de compensação.
90' Expulsão no Moreirense. Antonisse viu segundo amarelo por simular uma falta e foi expulso.
87' - Substituições no Arouca. Saem Sylla e Tiago Esgaio, entram Lawal e Puche.
83' - Substituições no Moreirense. Saem Alanzinho e Madson, entram Pedro Aparício e Wallisson Máximo.
81' - Outra vez Mujica. Descaído sobre a esquerda, puxou para o pé direito e rematou para defesa de Kewin Silva.
79' - Rafa Mujica perto de empatar para o Arouca. Tirou um adversário da frente e rematou cruzado mas errou o alvo.
76' - Cartão amarelo para Antonisse.
69' - Substituições no Moreirense. Saem Kodisang e Pedro Amador, entram Frimpong e Antonisse.
68' - Substituição no Arouca. Sai Trezza, entra Vitinho.
63' - Sylla faz uma maldade a um adversário mas o cruzamento é cortado para canto.
60' - Moreirense ameaça o 2-0. Madson atira ao lado.
58' - Substituições no Arouca. Saem David Simão e Cristo, entram Jason e Pedro Santos.
56' - Golo anulado a Kodisang. O jogador do Moreirense marcou num remate cruzado de pé direito, dentro da área, mas estava adiantado.
49' - VAR entende que não há penálti de Rafael Fernandes sobre Marcelo.
48' - Livre lateral com algum perigo para a baliza do Arouca. Marcelo está caído dentro da área e jogadores do Moreirense pedem penálti. Lance está em análise.
46' - Começa a segunda parte.
Intervalo. Arouca (0-1) Moreirense
Bom jogo em Arouca. A equipa da casa teve várias oportunidades, inclusive um remate à trave, mas não conseguiu marcar. O Moreirense foi mais certeiro e o golo do central Marcelo vai dando vantagem à formação de Rui Borges.
45' - Pedro Amador lesionado. Jogador do Moreirense muito queixoso.
42' - Excelente jogo em Arouca. Depois de uma fase em que a equipa da casa teve várias oportunidades, o Moreirense conseguiu encostar os arouquenses e chegou ao golo após ter deixado dois avisos.
39' - Golo do Moreirense. Marcelo marca de cabeça, ao primeiro poste, após cruzamento de Kodisang.
39' - Livre de Alanzinho bate no meio da barreira. Canto para o Moreirense, com Marcelo a cabecear para excelente defesa de Arruabarrena.
37' - Livre perigoso a favor do Moreirense.
35' - Primeira grande ocasião para o Moreirense. Madson recebe um passe a rasgar e enche o pé, Arruabarrena defende para canto.
26' - David Simão deixou Cristo González na cara do golo com um passe picado mas o remate saiu muito torto. Várias chances desperdiçadas pelo Arouca.
21' - Responde finalmente o Moreirense. Ofori remata forte de fora da área para defesa simples de Arruabarrena.
19' - Outra vez o Arouca. Mujica não chegou por pouco a um cruzamento, se tivesse desviado a por ter feito o primeiro da noite. Kewin Silva acabou por resolver.
18' - Lance de perigo do Arouca. Bola cruzada da direita para um remate de primeira de Mujica, que saiu à figura de Kewin Silva.
15' - Moreirense com mais bola nos primeiros 15 minutos, apesar da única oportunidade pertencer ao Arouca.
12' - Kodisang trabalha bem na direita, consegue cruzar mas Arruabarrena recolhe a bola sem problemas.
8' - Noite muita chuvosa em Arouca.
5' - Arouca remata à trave. Rafa Mujica perto de fazer o primeiro.
4' - Remate de Pedro Amador, com a bola a sofrer um desvio e a sair ao lado da baliza do Arouca.
1' - Começa a partida em Arouca
Treinador (Moreirense): Rui Borges
Moreirense (suplentes): Caio Secco, Rafael Sousa, Rúben Ismael, Matheus Aiás, Wallisson, Pedro Aparício, Jeremy Antonisse, Frimpong e Gilberto Batista
Moreirense (titulares): Kewin Silva; Fabiano, Marcelo, Maracás e Pedro Amador; Gonçalo Franco, Lawrence Ofori e Alan; Kodisang, André Luís C e Madson
Treinador (Arouca): Daniel Ramos
Arouca (suplentes): Thiago Rodrigues, Yusuf Lawal, Jason Remeseiro, Miguel Puche, Oriol Busquets, Moses Yaw, Vitinho, Galovic e Pedro Santos
Arouca (titulares): Arruabarrena; Tiago Esgaio, Montero, Rafael Fernandes e Weverson; Trezzza, Eboué Kouassi, David Simão C e Morlaye Sylla; Rafa Mújica e Cristo González
Árbitro: Bruno Pires Costa (AF Viana do Castelo); Assistentes: Carlos Martins e Jorge Fernandes; 4.º Árbitro: Rui Lima; VAR/AVAR: Hugo Miguel e Pedro Mota
Já há onzes oficiais:
27 outubro 2023, 08:00
Arouquenses querem fugir aos lugares de despromoção, cónegos tentam voltar às vitórias após eliminação da Taça
No entanto, se analisarmos apenas o trajeto de ambos os conjuntos na Liga, então facilmente constatamos que o emblema de Moreira de Cónegos está melhor. Além de navegar num tranquilo 8.º lugar (11 pontos), o conjunto de Rui Borges vem de uma série de três jogos sempre a somar - vitórias sobre Farense (1-0) e Rio Ave (4-0) e empate diante do Boavista (1-1). Ao invés, a formação orientada por Daniel Ramos não sabe o que é ganhar para o campeonato desde... a ronda inaugural. Depois do triunfo sobre o Estoril (4-3), os lobos empataram com Vizela (2-2), Portimonense (1-1) e FC Porto (1-1), antes de um ciclo de quatro derrotas consecutivas: Casa Pia (0-1), Famalicão (0-1), Chaves (0-2) e Sporting (1-2). Este trajeto mais recente levou os arouquenses a ficarem numa situação incómoda na tabela classificativa, uma vez que estão no 15.º lugar (6 pontos). Os cónegos respiram bem melhor, já que estão num confortável 8.º posto (11 pontos).
Olhando aos jogos do último fim de semana, relativos à Taça de Portugal, as duas equipas chegam a este encontro com estados de espírito diferentes. O Arouca mais satisfeito, uma vez que carimbou a passagem à 4.ª eliminatória - venceu no terreno do Felgueiras (3-1) -, o Moreirense menos sorridente - foi derrotado no reduto do Paredes (1-2).
Arouca e Moreirense têm honras de abertura da jornada 9 da Liga, numa partida agendada para as 20.15 horas e que vai realizar-se no Estádio Municipal de Arouca. A BOLA vai acompanhar todas as incidências deste duelo entre lobos e cónegos. Venha daí connosco, caro leitor: está convocado e vai jogar de início!
Boa noite!