Moreirense-Estrela da Amadora: à procura de um 'lugar' tranquilo
Sérgio Vieira, treinador do Estrela da Amadora (Imagem: Fernando Veludo/Lusa)

ANTEVISÃO Moreirense-Estrela da Amadora: à procura de um 'lugar' tranquilo

NACIONAL07.04.202408:00

À partida, as estatísticas parecem indicar um triunfo dos cónegos, mas a formação de Sérgio Vieira vai preferir, certamente, não acreditar nelas

O Moreirense foi derrotado em dois dos seus três jogos mais recentes, contudo, em casa não sente o sabor amargo da derrota nos últimos dois jogos. Por outro lado, o Estrela da Amadora não vence há dois jogos e nos últimos seis jogos conquistou apenas uma vitória. Fora da Reboleira, o Estrela não vence há 10 desafios.

Foram apenas três jogos disputados na Liga entre as duas equipas, com o Moreirense 100% vitorioso e disputaram-se quatro confrontos entre as duas equipas no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, saindodaí três vitórias para o Moreirense e um empate.

Moreirense e Estrela Amadora enfrentaram-se por oito vezes, com a equipa minhota a manter-se invicta, obtendo sete vitórias e um empate. A única ocasião em que o Estrela Amadora não perdeu foi na temporada em que empataram 0-0 em Moreira de Cónegos, na Liga 2. O único confronto entre as duas equipas no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas na Liga ocorreu na temporada 2003-04, com vitória do Moreirense por 1-0.

Na primeira volta, o Moreirense venceu na Reboleira por 1-0.

Moreirense quererá cimentar o sexto lugar, uma vez que o quinto está mais distante (a nove pontos), e fugir ao Arouca, que venceu (3-0) ontem em Braga e encurtou a distância para dois pontos para os cónegos. O Estrela também está à procura de um lugar mais tranquilo e para isso precisa de vencer para fugir aos lugares de despromoção.

Moreirense

O Moreirense entra nesta reta final a ocupar o sexto lugar na classificação, acumulando 42 pontos. A formação comandada por Rui Borges soma 12 vitórias, seis empates e nove derrotas. No que diz respeito ao desempenho ofensivo, registam-se 28 golos marcados, colocando-os como o quarto pior ataque da prova, com uma média de 1.04 golos por jogo.

Defensivamente, os cónegos sofreram 28 golos, o que os posiciona como a quinta melhor defesa do campeonato, com uma média de 1.04 golos sofridos por desafio. Nas últimas cinco partidas, o Moreirense obteve duas vitórias (Farense e Arouca), um empate (Rio Ave) e duas derrotas (Boavista e Vitória de Guimarães), marcando e sofrendo golos em dois desses encontros.

O Moreirense é atualmente a oitava melhor formação em jogos em casa. Conseguiram somar 21 pontos em 39 possíveis, com seis triunfos, três empates e quatro derrotas. Com um saldo de 15 golos marcados caseiros (uma média de 1.15 golos por jogo) e 14 sofridos (uma média de 1.08 golos sofridos), posicionam-se como o quarto pior ataque e a quarta melhor defesa em jogos caseiros.

Onze provável (4x1x4x1): Kewin Silva; Godfried Frimpong, Maracás, Carlos Ponck, Fabiano Souza; Rúben Ismael; Kodisang, Gonçalo Franco, André Castro, Joao Camacho; Mingotti.

Lesionados: Sylla e Hernâni Infande

Castigados: Alanzinho e Ofori

O que disse Rui Borges na antevisão: «Estando no sexto lugar, gostaríamos de lutar pelo quinto lugar, mas não tivemos capacidade para isso. É mérito do adversário [Vitória]. Não podemos pedir mais. Não posso estar frustrado por causa disso. Se dissessem que iríamos estar no sexto lugar no início do campeonato, ninguém iria acreditar», afirmou, projetando um encontro muito «competitivo».

Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora encontra-se na 15.ª posição da tabela, com 26 pontos. Ao longo da época, soma seis vitórias, oito empates e 13 derrotas, com um total de 27 golos marcados, sendo este o terceiro pior ataque da prova. Com 41 golos sofridos é a quinta pior defesa. Nos últimos jogos, o Estrela da Amadora conquistou uma vitória (Casa Pia), dois empates (Chaves e Famalicão) e sofreu duas derrotas (SC Braga e Sporting), marcando em três desses jogos e sofrendo golos em quatro.

No que concerne ao seu desempenho como visitante, o Estrela da Amadora ocupa o quinto pior desempenho fora de casa na competição, com nove pontos em 39 possíveis. Fora de casa, obtiveram uma vitória, seis empates e seis derrotas, com oito golos marcados e 19 sofridos.

Onze provável (3x4x3): Bruno Brígido; Miguel Lopes, Kialonda Gaspar, Diogo Fonseca; Nanu, Aloísio Souza, Léo Cordeiro, Rúben Lima; Leonel Bucca, Kikas e Léo Jaba.

Lesionados: Gustavo Henrique, João Reis, Manuel Keliano e Rodrigo Pinho.

Castigados: nada a assinalar

O que disse Sérgio Vieira na antevisão: «Chegar à Liga e ser vencedor em casa e fora…às vezes acontece a equipas que vêm da Liga 2, mas há dois, três ou quatro anos já estavam na Liga, estruturalmente já estavam preparados para isso. No caso do Moreirense, tem tido estes triunfos, mas onde estava há três, quatro, cinco ou seis anos?».