Moreirense: César Peixoto tenta a primeira vitória contra o FC Porto
César Peixoto, treinador do Moreirense (Foto: FERNANDO VELUDO/LUSA)

Moreirense: César Peixoto tenta a primeira vitória contra o FC Porto

NACIONAL29.10.202416:10

Treinador, que nunca venceu os dragões, inicia a caminhada na Taça da Liga, prova que os cónegos venceram em 2017

O Moreirense e o FC Porto encontram-se, esta quinta-feira, para disputar os quartos de final da Taça da Liga, num jogo que se realiza excecionalmente no Estádio Municipal de Aveiro, devido à interdição do Estádio do Dragão. Para César Peixoto, treinador do Moreirense e antigo jogador do FC Porto, este embate é uma oportunidade de conseguir a sua primeira vitória frente aos dragões, após três tentativas sem sucesso enquanto treinador.

O histórico de confrontos entre o treinador de 44 anos e o FC Porto é marcado por derrotas. A primeira ocorreu em 2019, quando orientava o Chaves na Taça da Liga. Três anos depois, já ao comando do Paços de Ferreira, voltou a enfrentar os portistas, desta vez na Liga, e sofreu nova derrota por 2-4. A última tentativa de contrariar a superioridade azul e branca aconteceu em abril de 2023, também com o Paços de Ferreira, mas o desfecho foi semelhante, com os pacenses a perderem por 0-2. Estes três jogos somam um total de dez golos sofridos pelas equipas de Peixoto e apenas quatro marcados, o que evidencia a superioridade do FC Porto nos duelos diretos.

Apesar deste histórico desfavorável para César Peixoto, o Moreirense tem na Taça da Liga um motivo de orgulho. O clube de Moreira de Cónegos conquistou a competição em 2017, derrotando o SC Braga na final e surpreendendo o país. Esse feito histórico inspira a equipa e os seus adeptos, que veem no confronto desta quarta-feira uma possibilidade de desafiar o favoritismo portista e de fazer frente a uma equipa que chega a este jogo pressionada pela responsabilidade de vencer.