Moreirense-Benfica: entre o regresso e a continuidade de ciclos positivos
Moreirense-Benfica 2023/24
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO Moreirense-Benfica: entre o regresso e a continuidade de ciclos positivos

NACIONAL30.08.202408:00

Águias têm deslocação complicada a Moreira de Cónegos, sendo que ambas as equipas somam seis pontos na Liga, neste momento; encarnados procuram dar continuidade às vitórias e o Moreirense pretende voltar ao caminho dos triunfos, após desaire em Braga

Moreirense e Benfica defrontam-se esta sexta-feira, às 20.15 horas, na 4.ª jornada da Liga, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos. Apesar de ambos somarem seis pontos, em três jogos, e de estarem separados por apenas um golo, com as águias com um saldo positivo de dois e, por isso, ocupam a sexta posição, vêm de momentos distintos.

Os encarnados não entraram bem na temporada 2024/25, com uma derrota em Famalicão, depois seguiram-se dois encontros em casa e aí venceram ambos, mas agora a equipa de Roger Schmidt volta a ser testada fora de portas, com o objetivo de fazer perdurar a onda de vitórias.

Já o Moreirense está a ser uma bela surpresa e nas duas primeiras rondas da Liga conseguiu o pleno de pontos, porém na deslocação ao reduto do SC Braga perdeu (1-3). Mas, voltou a deixar boas indicações com bolas aos ferros e um futebol positivo. Por isso, os comandados de César Peixoto querem voltar ao trilho dos triunfos, sendo que têm o primeiro confronto com um dos grandes do futebol nacional.

Moreirense

A equipa de Moreira de Cónegos está consistente e pretende voltar a vencer, por isso César Peixoto deve apostar em jogadores que lhe transmitem maior confiança. Relativamente à última partida, o técnico, de 44 anos, deve efetuar apenas uma mudança, com a introdução de Alan no onze.

O médio criativo brasileiro falhou a última jornada da Liga, por lesão, e na antevisão ao encontro, o treinador do Moreirense escondeu um pouco o jogo, referindo que ainda está em dúvida. Mas, caso possa ir a jogo, até porque vem aí pausa nas competições internas, Alan entra diretamente para a equipa inicial, pois dá outro critério ao ataque.

Na zona ofensiva é precisamente onde o Moreirense se tem evidenciado com o bom momento de forma de Luís Asué e com extremos que garantem um jogo de risco, como Madson e Antonisse. Ofori e Rúben Ismael são atestado de segurança na zona intermediária e a defesa tem experiência, assim como dois laterais que gostam de se aventurar no ataque.

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Kewin Silva; Fabiano, Maracás, Marcelo e Frimpong; Rúben Ismael e Ofori; Madson, Alan e Antonisse; Luís Asué.

Castigados: nada a registar

Lesionado: Hernâni Infande

Figura: Luís Asué

O avançado tem três golos, em três rondas do campeonato, tendo marcado em todas. O jogador da Guiné-Equatorial está num grande momento de forma e para além de faturar, também cria bastantes jogadas de perigo, demonstrando muita disponibilidade física. Um ponta-de-lança que pode criar dificuldades à defensiva encarnada, pois batalha muito e parte para cima sem problemas. Com confiança qualquer jogador fica muito mais perigoso.

O que disse César Peixoto: “A equipa percebeu o que não correu tão bem, foi reagindo e está focada no Benfica e no que fazer para sermos competitivos contra o Benfica. O Benfica é uma grande equipa, não acredito nestas coisas das crises.”

Benfica

Dar continuidade aos dois triunfos obtidos em casa é a prioridade, num fim-de-semana que antecede o fecho do mercado, o objetivo das águias é esse mesmo: mais três pontos e a terceira vitória consecutiva. Depois da entrada em falso no campeonato, derrota em Famalicão, as águias tiveram duas partidas no seu estádio e voltam agora a ter uma deslocação complicada.

Tal como em Famalicão, também em Moreira de Cónegos vai ter de lidar com a menor dimensão do estádio e com a proximidade do público ao relvado. Os encarnados responderam bem ao desaire na ronda inaugural, mas têm, agora, pela frente um Moreirense que também ainda só perdeu uma partida - na última ronda no reduto do SC Braga.

Roger Schmidt está obrigado a mexer, devido à lesão de Aursnes, e não deve efetuar mais alterações, até porque João Mário continua a ser carta fora do baralho. Assim sendo, Di María pode ingressar no onze desta sexta-feira.

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Trubin; Bah, Tomás Araújo, António Silva e Carreras; Florentino e Leandro Barreiro; Di Maria, Prestianni e Kokçu; Pavlidis.

Castigados: nada a registar

Lesionados: Schjelderup, Beste, André Gomes, Aursnes e Tiago Gouveia

Figura: Kokçu

O médio internacional turco foi titular pela primeira vez no último encontro, frente ao Estrela da Amadora e demonstrou toda a sua qualidade, com uma exibição de elevado nível, coroada com um golo que fixou o resultado final e garantiu três pontos. Aparentemente está de regresso à melhor forma e a jogar mais perto dos avançados, fazendo com que se destaque e consiga resolver jogos. Pode ser o desbloqueador da partida em Moreira em Cónegos.

O que disse Roger Schmidt: “Neste momento, com a janela de transferências aberta, o foco tem de estar neste jogo. Há motivação para continuar a jogar bem e ganhar jogos, é o que queremos fazer e estamos prontos para isso.”

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, o saldo é claramente favorável ao Benfica, aliás o Moreirense nunca conseguiu vencer as águias em sua casa. Dos 18 confrontos, a equipa de Moreira de Cónegos perdeu 14 e empatou quatro, mas duas dessas igualdades foram obtidas nos últimos dois embates. Na temporada passada (0-0) na jornada 12 da Liga e em 2022/23 (1-1) na fase de grupos da Taça da Liga. O resultado mais típico em casa dos axadrezados verde e brancos é o triunfo por 2-0 para os encarnados.

No total, a coisa não melhora muito para o Moreirense, pois apenas conseguiu vencer por duas vezes, no Estádio da Luz, e somou mais quatro empates, num total de oito, nos 34 confrontos entre ambos, em que as águias venceram 24.