Ministério Público espanhol avança com denúncia contra Rubiales por agressão sexual e coação
O Ministério Público (MP) espanhol apresentou esta sexta-feira em Tribunal uma denúncia contra Luis Rubiales, presidente suspenso da Federação espanhola, (RFEF), pedindo investigação pelos crimes de agressão sexual e coação em relação à jogadora Jenni Hermoso.
O MP – tal como a defesa da jogadora – defende que o beijo na boca que Luís Rubiales deu à jogadora, nos festejos da conquista do campeonato do Mundo em Sydney, na Austrália, não foi consentido. A acusação de coação refere-se às pressões que a jogadora e a sua família sofreram nos dias e horas subsequentes.
Na denúncia apresentada pelo MP, é destacada «a pressão constante e reiterada de Rubiales e do seu ambiente profissional para que Jennifer Hermoso aprovasse o ato cometido contra a sua vontade, tendo esta sofrido uma situação de assédio, contrário a que pudesse viver a sua vida em paz, tranquilidade e liberdade».
A medida foi tomada depois de Hermoso ter, terça-feira, formalizado uma queixa. O tribunal deve agora decidir se abre processo contra o dirigente ou não.