Minhotos viraram de bicicleta, transmontanos com ponto mais seguro (veja o resumo)
Minhotos e transmontanos no penúltimo embate da 16.ª jornada da Liga. (Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA)

Minhotos viraram de bicicleta, transmontanos com ponto mais seguro (veja o resumo)

NACIONAL07.01.202422:45

Héctor Hernández, na conversão de um penálti, deu vantagem aos transmontanos; Théo Fonseca empatou pouco depois para os minhotos; Chiquinho, com um remate acrobático fabuloso, colocou os da casa na frente, mas Rúben Ribeiro, já na etapa complementar, devolveu a igualdade ao marcador

Se o período de ambas as equipas não era bom, também não foi hoje que ficou melhor.

Famalicão e Chaves, que não vencem há um período considerável de tempo (os minhotos há mais de dois meses, os flavienses há mais de um mês), empataram no penúltimo duelo da 16.ª jornada da Liga e, em bom rigor, o resultado ajusta-se ao que se passou no relvado do Municipal minhoto.

Entrou melhor o Chaves e Héctor Hernández, de penálti, adiantou os comandos de Moreno no marcador. Mas o golo flaviense teve o condão de... despertar os famalicenses. A reação da formação orientada por João Pedro Sousa foi muito forte e ainda antes do intervalo o Famalicão conseguiu virar o resultado: Théo Fonseca e Chiquinho (que golaço, de pontapé de bicicleta!) consumaram a cambalhota.

O intervalo fez bem aos transmontanos, que regressaram para a etapa complementar (muito) mais afoitos. A consequência disso mesmo foi o golo de Rúben Ribeiro, de cabeça, na recarga a uma excelente defesa de Luiz Júnior que havia negado um... autogolo da Justin de Haas.

Daí até final, e durante mais de 30 minutos, houve alguns momentos de frisson junto de ambas as balizas, mas não mais os artistas conseguiram desfeitear os guarda-redes contrários. 

Contas feitas, e após um belo espetáculo de futebol, é caso para dizer que o resultado assenta que nem uma luva ao que se passou nesta partida.

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! Famalicão 2 Chaves 2

Tudo empatado no Minho. Héctor Hernández, de penálti, deu vantagem aos flavienses, mas Théo Fonseca e Chiquinho, ainda na primeira parte, colocaram os famalicenses na frente. Na etapa complementar, Rúben Ribeiro também inscreveu o seu nome na lista de marcadores e, dessa forma, selou o 2-2 no duelo entre minhotos e transmontanos.

90+4': Substituição no Chaves, com a saída de Hélder Morim para a entrada de Carraça.

90+1': Boa oportunidade para o Famalicão! Cruzamento da esquerda de Liimatta e remate de primeira de Jhonder Cádiz a rasar o poste direito da baliza de Hugo Souza.

Cinco minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte

85': Substituição no Famalicão, com a saída de Théo Fonseca para a entrada de Henrique Araújo.

83': Substituição no Chaves, com a saída de Kelechi para a entrada de João Pedro.

81': Substituição no Chaves, com a saída de Héctor Hernández para a entrada de Jô Batista.

77': Remate perigoso de Leandro Sanca, à entrada da área, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza de Luiz Júnior.

74': Tripla substituição no Famalicão, com as saídas de Justin de Haas, Gustavo Sá e Chiquinho para as entradas de Otávio, Liimatta e Alex Dobre.

71': Duas grandes oportunidades para o Famalicão no mesmo lance e ambas pelo mesmo protagonista: Mihaj. Primeiro, cruzamento da direita de Gustavo Sá com o albanês a cabecear à barra. Na recarga, Mihaj voltou a tentar a sua sorte, mas Hugo Souza, em cima da linha de golo, segurou com segurança.

67': Excelente iniciativa individual de Rúben Ribeiro pelo flanco direito, com a marcação em cima de Francisco Moura, sendo que o cruzamento/remate do médio-criativo do Chaves acabou por ser parado por Luiz Júnior que, atento, defendeu para canto.

61': Substituição no Famalicão, com a saída de Nathan para a entrada de Martín Aguirregabiria. 

Golo do Chaves! 2-2

Cruzamento da esquerda de Hélder Morim, desvio de Justin Haas (que quase fazia autogolo...) para uma excelente intervenção de Luiz Júnior, e, na recarga, já dentro da pequena área, Rúben Ribeiro cabeceou para o golo do empate. Está relançado o duelo no Minho...

51': Cartão amarelo a Bruno Rodrigues (Chaves).

46': Dupla substituição no Chaves, com as saídas de Cafú Phete e Benny para as entradas de Pedro Pinho e Leandro Sanca.

Início da segunda parte!

Saiu, desta feita, o Famalicão. O emblema minhoto irá tentar chegar ao terceiro golo para poder ficar com uma vantagem mais confortável, o Chaves quererá fazer o empate para voltar à discussão pelos três pontos.

O Chaves deixou vários jogadores em exercícios de aquecimento durante o intervalo e, como tal, é crível que Moreno mexa na equipa para a segunda parte.

Intervalo! Famalicão 2 Chaves 1

Que bela primeira parte no Minho! Quem diria que duas equipas que não passam por bons momentos iriam realizar 45 minutos de tanta qualidade? A verdade é que a etapa inicial foi extremamente interessante, rica em questões táticas e com o melhor que há no futebol: golos. Héctor Hernández, de penálti, adiantou os flavienses no marcador, mas Théo Fonseca e Chiquinho (que golaço, de pontapé de bicicleta!) consumaram a 'cambalhota' no marcador e levaram os comandados de João Pedro Sousa em vantagem para o intervalo. Tudo se conjuga para uma etapa complementar de grande nível na gelada noite de Famalicão...

Três minutos de tempo adicional mínimo para esta primeira parte

45': Cartão amarelo a Nathan (Famalicão).

43': Cartão amarelo a Gustavo Sá (Famalicão).

Golo do Famalicão! 2-1

Livre direto cobrado por Justin de Haas, a bola desvia na barreira e Chiquinho, de costas para a baliza, no centro da área, faz um pontapé de bicicleta (!) e coloca a bola no fundo das redes da baliza contrária. Um monumento do número 10 do emblema famalicense!

39': Cartão amarelo a Cafú Phete (Chaves).

36': Grande oportunidade para o Famalicão! Chiquinho tentou a sua sorte, mas viu o poste direito da baliza de Hugo Souza negar-lhe os intentos. Esteve à vista a 'cambalhota' no marcador...

Golo do Famalicão! 1-1

Chiquinho, já dentro da área, pelo flanco esquerdo, tirou um cruzamento para o centro da área e Théo Fonseca, no sítio certo, rematou de primeira para o fundo das redes da baliza contrária. Está feito o empate no Minho!

31': Remate de longe de Topic, ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Hugo Souza.

29': Cartão amarelo a Jhonder Cádiz (Famalicão).

26': Mais uma tentativa de meia distância de Jhonder Cádiz, mas Hugo Souza defendeu sem dificuldade o remate do venezuelano.

Golo do Chaves! 0-1

Héctor Hernández, de penálti, adianta os flavienses no marcador. O ponta de lança espanhol rematou para a direita de Luiz Júnior, com o guarda-redes brasileiro dos famalicenses a estirar-se para o lado contrário.

Depois de ver as imagens, Artur Soares Dias apita para a marca de penálti. 

O VAR alerta Artur Soares Dias para ir ver um lance entre Rúben Ribeiro e Nathan na grande área do Famalicão. Pode vir aí um penálti para o Chaves...

20': Justin de Haas, de livre direto, descaído para o lado direito, remata ligeiramente por cima da barra.

15': Chiquinho fletiu da esquerda para o centro e, ainda de fora da área, rematou cruzado, mas ao lado do poste.

14': Bela jogada de Sandro Cruz pelo flanco esquerdo, cruzamento para o centro da área e Héctor Hernández, de cabeça, atirou ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Luiz Júnior.

12': Cruzamento da esquerda de Francisco Moura e cabeceamento de Jhonder Cádiz à figura de Hugo Souza.

10': Responde de imediato o Famalicão! Jhonder Cádiz, ainda de fora da área, foi o autor do primeiro remate dos minhotos, mas o tiro do ponta de lança venezuelano saiu enrolado e ao lado do poste direito da baliza defendida por Hugo Souza.

8': Primeiro sinal de perigo do Chaves: João Correia recuperou uma bola no meio-campo ofensivo, descaído pelo flanco direito, progrediu no terreno e, de longe, tentou o remate à baliza do Famalicão. Valeu aos minhotos, na circunstância, a excelente intervenção de Luiz Júnior, que defendeu para canto.

Primeiros cinco minutos muito equilibrados no setor intermediário. Nenhuma das equipas conseguiu ainda qualquer aproximação à baliza contrária.

Início da partida!

O pontapé de saída foi dado pelo Chaves. O emblema flaviense apresenta-se com o seu equipamento azul-grená, listado na vertical, ao passo que o Famalicão joga todo de branco.

Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de José Mendes, antigo presidente do SC Covilhã, recentemente falecido.

Entram as equipas no relvado famalicense. Francisco Moura e João Correia, capitães de Famalicão e Chaves, respetivamente, irão agora escolher campo e bola junto da equipa de arbitragem liderada por Artur Soares Dias.

A noite está muito fria em Vila Nova de Famalicão, mas nem isso afasta os indefetíveis adeptos minhotos. O Estádio Municipal de Famalicão está muito bem composto e apoio não faltará aos comandados de João Pedro Sousa. Também é possível vislumbrar uma pequena franja de adeptos do emblema flaviense.

A título de curiosidade, refira-se que na temporada passada o Chaves ganhou em Famalicão (2-1). A 8 de maio de 2023, jogava-se, então, a 31.ª jornada da Liga, Pablo abriu o ativo para os minhotos, mas Riccieli (na própria baliza) e João Teixeira consumara a reviravolta para os flavienses.

João Correia é a grande novidade na lista de eleitos do Chaves para a partida desta noite. O lateral/ala direito foi convocado por Cabo Verde para representar a sua seleção no Campeonato Africano das Nações, mas, ao que A BOLA apurou, a Federação Cabo-Verdiana de Futebol ainda autorizou o número 77 a participar no encontro frente ao Famalicão. Só depois disso é que João Correia irá juntar-se à sua seleção tendo em vista a referida competição.

Moreno Teixeira, técnico do Chaves, muda quatro peças relativamente à partida da última jornada, frente ao FC Porto: saem Rodrigo Moura, Bruno Langa, Guima e Leandro Sanca, entram Hugo Souza, Steven Vitória, Cafú Phete e Benny.

João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, promove apenas uma alteração em relação ao jogo da ronda anterior, diante do Benfica: sai Otávio, entra Justin de Haas.

Chaves (treinador): Moreno Teixeira

Chaves (suplentes): Gonçalo Pinto, João Pedro, Paulo Victor, Leandro Sanca, Issah Abass, Pedro Pinho, Carraça, João Queirós e Jô Batista

Chaves (titulares): Hugo Souza; João Correia (C), Bruno Rodrigues, Steven Vitória e Sandro Cruz; Cafú Phete, Kelechi e Hélder Morim; Rúben Ribeiro, Héctor Hernández e Benny

Famalicão (treinador): João Pedro Sousa

Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin, Tom Lacoux, Henrique Araújo, Otávio, Riccieli, Afonso Rodrigues, Otso Liimatta, Alex Dobre e Martín Aguirregabiria

Famalicão (titulares): Luiz Júnior; Nathan, Enea Mihaj, Justin de Haas e Francisco Moura (C); Topic e Zaydou Youssouf; Chiquinho, Gustavo Sá e Théo Fonseca; Jhonder Cádiz

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto); Assistentes: Paulo Soares e Pedro Ribeiro; 4.º Árbitro: Carlos Teixeira; VAR/AVAR: André Narciso e Vasco Marques

Já há equipas oficiais!

O Chaves está numa situação bem mais delicada. A formação comandada por Moreno Teixeira está no 18.º e último lugar da classificação, apenas com 10 pontos, e vem de um série de três derrotas consecutivas: Estoril (0-4), Casa Pia (1-3) e FC Porto (0-1). Olhando aos restantes resultados da jornada, o melhor a que os transmontanos podem aspirar é a alcançar o Vizela, na penúltima posição. Para isso, terão de ganhar esta noite, em Famalicão.

Mesmo perante este momento menos proveito, os minhotos ainda estão na primeira metade da tabela classificativa, com 18 pontos. Sendo que, em caso de vitória esta noite, diante do Chaves, o Famalicão passará a somar 21 e igualará o Farense no sétimo posto.

O Famalicão passa pela pior fase da época. O conjunto orientado por João Pedro Sousa não ganha para a Liga desde o passado dia 4 de novembro (3-1 ao Gil Vicente, na 10.ª jornada), sendo que desde essa altura contabiliza três empates e duas derrotas. Pelo meio, refira-se, há também a registar duas partidas para a Taça de Portugal: vitória sobre o Camacha (5-0) e derrota frente ao Benfica (0-2).

O Estádio Municipal de Famalicão é palco do penúltimo encontro da 16.ª jornada da Liga - a ronda termina esta segunda-feira, com o duelo entre Moreirense e Casa Pia (20.15 horas). A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este embate entre famalicenses e flavienses, que tem início marcado para as 20.30 horas, e como sempre, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco! Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!