Minhotos metem água na despedida da época (crónica)
Os jogadores do Casa Pia festejam um golo contra o Famalicão (Estela Silva/Lusa)

Famalicão-Casa Pia, 1-2 Minhotos metem água na despedida da época (crónica)

NACIONAL17.05.202421:53

Erros defensivos na origem dos golos do Casa Pia; Com este triunfo, os lisboetas sobem provisoriamente ao nono lugar, logo atrás do Famalicão.

Na antevisão a esta partida, Armando Evangelista disse que queria «deixar água na boca» aos adeptos do Famalicão para a próxima temporada, mas certamente, após esta exibição, a saliva foi provocada pela fome de golos. Já o Casa Pia soube gerir e ler o jogo nos momentos cruciais.

Famalicão e Casa Pia abriram a última jornada da presente edição do campeonato, num final de tarde de sol e bom ambiente. Pelo menos até ao apito inicial, isto porque as duas equipas – com pouca coisa pelo que lutar, além da honra – se mostraram muito competitivas dentro de campo.

Aos quatro minutos, a equipa da casa já estava a festejar o primeiro do jogo, da autoria de Zaydou Youssouf, que tinha feito a sua estreia em golos há duas semanas, contra o Benfica, O médio francês marcou de fora da área com o pé direito, depois de a defesa casapiana ter falhado o alívio, depois de um lance construído por Cádiz e Chiquinho no lado direito.

O Casa Pia reagiu bem à desvantagem, mas a equipa comandada por Armando Evangelista mostrou-se organizada no arranque da partida, impedindo que o Casa Pia crescesse na partida. Desta forma, o golo dos gansos surgiu após um mau atraso de Topic e a equipa visitante a aproveitar. Depois de alguma hesitação, Felippe Cardoso correu, rematou, e a bola, desviada por Riccieli, acabou dentro da baliza.

No arranque da segunda parte, o número 30 aproveitou mais um deslize da defesa minhota, desta vez de Martin, e quase bisava se não fosse a grande defesa de Zoblin. Contudo, (mais) um erro da defesa do Famalicão, desta vez originado por um mau entendimento entre Moura e Justin de Haas, a bola chegou em jeito de oferta até Nuno Moreira que, perante Zoblin, não falhou.

Casa Pia despede-se da época com uma vitória, após duas derrrotas consecutivas, ainda sem saber se Gonçalo Santos continuará no comando técnico. Já o Famalicão termina com uma derrota, após dois triunfos consecutivos e sem saber também se Armando Evangelista regressa para 2024/25.