Mercado (Oficial): Almeida deixa Estrela da Amadora e ruma ao Marítimo
Erivaldo Almeida cumprimenta os adeptos do Estrela da Amadora antes de um jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.
Foto: IMAGO

Mercado (Oficial): Almeida deixa Estrela da Amadora e ruma ao Marítimo

NACIONAL17.01.202418:55

Central rescinde com os tricolores e segue para a Madeira sem custos; acordo entre os dois emblemas para divisão de direitos do central, permanecendo 20% no clube da Reboleira

Os últimos dias têm sido preenchidos no Estrela da Amadora, que tem procurado ajustar o seu plantel de acordo com os seus interesses aproveitando a reabertura do mercado: após ter registado duas entradas, nomeadamente o médio Leonel Bucca e o avançado Rodrigo Pinho, os tricolores acertam também saídas e começarão por libertar um elemento da sua defesa, acertando a saída de Erivaldo Almeida para o Marítimo num negócio a título definitivo.

O Marítimo garante assim um reforço para a sua defesa num negócio sem contrapartidas financeiras, ao passo que o Estrela acorda com os madeirenses um acordo de divisão de direitos económicos, retendo 20% do passe do jogador na sua posse, avançando para a rescisão por mútuo acordo com o brasileiro para assim se libertar de um ativo – e do respetivo peso salarial - que nas próximas semanas poderia ver o seu espaço na equipa diminuído em função dos regressos de Pedro Mendes, Johnstone Omurwa e Mansur.

Estes três atletas estiveram afastados por lesão, mas já competem na plenitude e até formaram o trio de centrais formado por Sérgio Vieira na última jornada realizada, na qual os tricolores empataram em Barcelos ante o Gil Vicente (1-1).

Além do regresso deste trio, não é líquido que Kialonda Gaspar, que tem sido muito cobiçado e merecido diversas abordagens para sair neste mercado, venha a deixar o clube no imediato. Desta forma, caso o angolano volte a integrar o plantel após a disputa da Taça das Nações Africanas pela sua seleção, Almeida, de 24 anos, passaria a contar como sexto elemento na hierarquia de centrais, situação que desagradaria ao próprio jogador e levaria a que dificilmente tivesse aproveitamento desportivo nos tricolores.

Erivaldo Almeida deixa a Reboleira valorizado pelo estatuto de jogador útil, que participou num total de nove partidas – sete pela Liga e duas pela Taça de Portugal – entre as quais foi titular em sete ocasiões, com um golo marcado, e de caráter decisivo, frente ao Vila Meã que permitiu qualificar o Estrela para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal (1-0). Além do golo decisivo, também contribuiu com uma assistência que valeu uma vitória, desta feita perante o Estoril, pela 3.ª jornada da Liga (2-1).

O central reforçará o eixo defensivo do Marítimo, que conta atualmente com Matheus Costa, René Santos, Zainadine Júnior, Dylan Collard e ainda Noah Madsen, que é frequentemente utilizado na equipa B dos insulares, e regressa à Liga 2, na qual atuou na época passada pelos amadorenses e alcançou a promoção ao escalão principal através de um play-off disputado precisamente contra o Marítimo, no qual a decisão chegou apenas de um emotivo desempate por grandes penalidades.