Mercado Benfica: «Álvaro Fernández tem o perfil de Grimaldo»
Paco López, ex-treinador do Granada, apresenta o mais do que provável reforço do Benfica, que diz ser «lateral-esquerdo ideal para equipas dominadoras»
O treinador que melhor conhecerá Álvaro Fernández ao mais alto nível aceitou o convite de A BOLA para apresentar o lateral-esquerdo que o Benfica se prepara para contratar.
Paco López trabalhou com o jogador de 20 anos entre o verão e o final de novembro. Não parece muito tempo, mas deu para conhecê-lo bem e vê-lo em ação no primeiro grande palco da carreira, a Liga espanhola, dado que antes do Granada Álvaro Fernández estivera no Preston, no Championship, segunda escalão de Inglaterra, também por empréstimo do Manchester United, e nunca teve oportunidade de estrear-se oficialmente com a camisola dos red devils, ainda que tenha estado em modo de treino ao lado de jogadores como Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes ou Diogo Dalot.
Na La Liga regista 14 partidas e a maior parte delas sob as ordens de Paco López. «É um lateral-esquerdo muito ofensivo, as suas características encaixam perfeitamente no futebol ofensivo de uma equipa. Na circulação de bola, no passe, no controlo, é um jogador muito capaz nas combinações atacantes, tem técnica evoluída, aliás tecnicamente está ao nível do melhor que encontramos no futebol mundial», começou por explicar o técnico espanhol de 56 anos.
Granada e Benfica são clubes muito diferentes, que jogam para objetivos muito diferentes. «É um jogador ideal para equipa dominadoras, enquadra-se na perfeição. Numa equipa de teor mais defensivo terá necessidade de evoluir defensivamente, mas também é muito jovem e poderá trabalhar para melhorar essa parte do seu jogo», observa Paco López, antes de detalhar a questão defensiva do jogo do lateral: «É muito jovem, ainda não terá assimilado tudo, terá de ser por exemplo mais agressivo. Mas é um jogador extremamente inteligente e não encontro qualquer razão para não conseguir evoluir nesse ponto.»
Paco López acredita que Álvaro Fernández «tem o perfil de Grimaldo», reforça que «é o lateral perfeito para a forma como o Benfica joga», que se enquadrará «ainda melhor numa equipa que domina a maior parte dos seus jogos».
Tem boa mentalidade e a experiência que irá acumular só o fará tornar-se melhor. Também foi utilizado por mim numa linha defensiva de três, jogando como ala, ocupando o corredor. E pode perfeitamente jogar como médio interior, tem qualidades para isso
O ex-treinador do mais que provável reforço benfiquista explica ainda que o facto de Álvaro ser «muito inteligente» facilita a adaptação a um clube de pressão superior, é um jogador «com boa cabeça». «Tem boa mentalidade e a experiência que irá acumular só o fará tornar-se melhor», acrescenta o técnico espanhol, que não viu apenas o jogador em ação enquanto defesa-esquerdo: «Também foi utilizado por mim numa linha defensiva de três, jogando como ala, ocupando o corredor. E pode perfeitamente jogar como médio interior, tem qualidades para isso, técnica, toque de bola, cruza bem, tem remate. Creio que se adapta a qualquer posição de meio campo.»
E ainda partilhou igualmente que Álvaro sabe marcar livres. «Mas tínhamos executantes melhores», finalizou.