França Mbappé e a Bola de Ouro: «Difícil falar em troféus individuais, não é muito popular entre o grande público...»
Kylian Mbappé tem, já se sabe, um olho na conquista da Liga dos Campeões e, aos 24 anos, já na Bola de Ouro – até agora sempre finalista, ainda nunca vencedor.
Ora, numa época com mais altos de baixos, o jogador francês considera ter feito o suficiente para ser considerado – é certo que perdeu a final do Mundial para a Argentina e o PSG foi eliminado nos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas Mbappé tornou-se no primeiro jogador francês desde Just Fontaine, em 1957/58 a marcar mais golos numa época – chegou aos 54 golos numa época: tem 41 pelo clube e 13 pela seleção.
É, também, o melhor marcador da época na Europa a par de Erling Haaland, que tem também 54 golos (embora o norueguês possa fugir esta terça-feira se marcar pela Noruega frente a Chipre).
Está então a Bola de Ouro no horizonte? «É difícil falar em troféus individuais porque é preciso um jogador evidenciar-se e isso não é muito popular entre o grande público. Quais são os novos critérios? ‘Queimar a retina’ e provocar impacto? Penso que correspondo aos critérios. Vamos ver, estou otimista», disse à TF1, encontrando-se agora de férias.
Resta saber se, em julho, o regresso será mesmo a Paris depois da polémica em torno de ter comunicado ao PSG que não pretende renovar contrato para lá de 2024.