Marítimo regressa às vitórias frente a um Tondela reduzido a nove
Beirões jogaram a segunda parte com menos dois jogadores, após expulsão de Yaya Sithole (18') e Lucas Mezenga (46')
O Marítimo regressou às vitórias este domingo, frente ao Tondela (3-0), em jogo da 25.ª jornada, retomando a corrida ao pódio da Liga 2.
Os insulares pressionaram na busca do golo, através de Euller Silva (10' e 15') e Higor Platini (desperdício após falha do guarda-redes Ricardo Silva, 11'), mas só festejaram contra uma equipa beirã reduzida a 10, por expulsão de Yaya Sithole (cartão vermelho direto após falta que levou René Santos a ser substituído, deixando o relvado do maca).
O golo do Marítimo chegou através de Rodrigo Borges, central que subiu à área adversária num livre e que, após um desvio ao primeiro poste, abriu o marcador com um cabeceamento certeiro, estreando-se a marcar pelo clube.
Aos 40', nova entrada dura fez soar os alarmes no Tondela perante ameaça de nova expulsão: o árbitro puniu Xavier com cartão amarelo, foi chamado pelo VAR para ver as imagens, no entanto manteve a decisão e explicou ao público presente no estádio que o fez porque o jogador pisou «negligentemente o adversário».
Essa nova contrariedade surgiria a abrir o segundo tempo, quando Lucas Mezenga derrubou Higor Platiny quando este seguia isolado para a baliza, deixando o Tondela reduzido a nove elementos.
O Marítimo aproveitou a superioridade numérica para ampliar a vantagem no marcador por Erivaldo Almeida (69'), antes de Rodrigo Borges bisar no encontro (84').
Com este resultado, os madeirenses, na 4.ª posição, aproximam-se dos lugares de subida, já o Tondela, no 8.º lugar, acaba série de 11 jogos invicto.