Manuel Neuer anuncia retirada da seleção alemã
Guarda-redes retira-se depois de 124 jogos ao serviço da 'Mannschaft'
Mais um histórico que se retira da seleção alemã. Depois de Ilkay Gundogan e Thomas Muller (para além de Toni Kroos, que terminou a carreira), agora é a vez de Manuel Neuer anunciar que não irá mais jogar pela Mannschaft.
Numa publicação na rede social Instagram, o jogador do Bayern admite ser o momento certo para se retirar da seleção, apesar de assumir que foi uma decisão difícil: «Quem me conhece sabe que não tomei esta decisão de ânimo leve. Sinto-me muito bem fisicamente e, claro, o Mundial 2026 nos EUA, Canadá e México também me teria agradado. No entanto, depois de muitas discussões intensas e longas com a minha família e amigos, cheguei à conclusão de que este é o momento certo para terminar o meu capítulo na seleção nacional.»
«Hoje, quando olho para trás, sinto-me orgulhoso e grato! Até porque conseguimos realizar o nosso grande sonho a 13 de julho de 2014 e tornámo-nos campeões do mundo juntos no Brasil. Durante um total de 7 anos e 61 jogos - até à minha lesão - pude liderar a seleção alemã em campo como capitão. Foi uma honra que sempre apreciei de novo», continuou.
O experiente guardião revelou, ainda, que o Euro 2024 foi um dos pontos altos da carreira: «O Campeonato da Europa em casa este ano foi outro ponto alto, mesmo que não tenha sido suficiente para ganhar o título. Senti uma sensação muito especial de euforia e solidariedade em todo o país em todos os momentos. Vamos continuar assim!»
O guarda-redes de 38 anos despede-se da seleção germânica depois de 124 jogos. Estreeou-se no dia 2 de setembro de 2009, num amigável diante dos Emirados Árabes Unidos, que a Alemanha venceu por 7-2.
Participou em oito fases finais (quatro Mundiais e quatro Europeus) e conquistou o Mundial 2014, realizado no Brasil.