Manchester United procura capitalizar momento frágil do Everton
Foto IMAGO/PA Images
Foto: IMAGO

Antevisão Manchester United procura capitalizar momento frágil do Everton

INTERNACIONAL26.11.202309:30

Equipa de Liverpool recebe os «red devils» no primeiro encontro após a dedução de dez pontos imposta pela Premier League

Everton e Manchester United defrontam-se na 13.ª jornada da Premier League.

O Everton, onde atuam Beto, André Gomes, Chermiti e João Virgínia, vem de uma série de três jogos sem perder na Premier League e venceu três dos últimos seis encontros. Resultados equilibrados para uma equipa que tem lutado pela manutenção e que deixam os toffees no último lugar, com apenas quatro pontos.

Dos 14 que o conjunto de Sean Dyche tinha, 10 foram deduzidos, devido a incumprimento do fair play financeiro. Este é o primeiro jogo que a equipa vai fazer desde que foi conhecido o castigo e não se sabe como é que a equipa reagirá ao impacto de passar do 14.º lugar, para o último.

Por seu turno, o Manchester United, com Bruno Fernandes e Diogo Dalot, vive o seu melhor momento de forma no campeonato, ainda que a qualidade de jogo continue aquém daquilo que uma equipa como o United pode (e deve) fazer.

São quatro vitórias nos últimos cinco encontros na Premier League, com apenas uma derrota frente ao Manchester City. Estes resultados encontram-se intercalados com derrotas na Taça da Liga e Liga dos Campeões, mas a equipa de ten Hag tem outros focos que procurará agarrar, desde já, os encontros entre rivais diretos. Nesta ronda, Manchester City e Liverpool empataram, o Newcastle venceu o Chelsea e, este domingo, ainda se enfrentam Tottenham e Aston Villa. Esta perda de pontos de rivais diretos na tabela poderá ser um catalizador anímico para os red devils, que precisa de vencer para criarem, pelo menos, alguma segurança. 

Everton

Sistema: 4x3x3

Onze provável: Pickford; Ashley Young, Tarkowski, Branthwaite, Mykolenko; James Garner, Gueye, Doucouré; Jack Harrison, Dwight McNeil, Calvert-Lewin

Lesionados: Dele Alli, Onana, André Gomes

Em risco de suspensão: Branthwaite (quatro amarelos)

A antevisão de Sean Dyche:

Sean Dyche diz que o conta é a «classificação final» (IMAGO/PA Images)

«Estamos desiludidos. A palavra usada no clube é desproporcional», disse Sean Dyche, a propósito desta dedução de pontos. Ainda assim, fica a promessa: «Isto não muda o foco. Desde que estou aqui, o foco é perceber as coisas dentro de campo. Fazer a equipa ganhar, sentir-se diferente, jogar melhor futebol. Estávamos no caminho certo e a apresentar boas performances. Isto foi apenas um passo atrás para voltarmos a andar em frente. É obviamente mais difícil, mas falei com a equipa. A tabela que conta é a tabela final.»

A figura: 

É o capitão, o líder da defesa e um conhecedor profundo do método do treinador, com quem passou vários anos também no Burnley. O jogo aéreo é uma das armas mais fortes do possante central. Outros jogadores merecem destaque, como McNeil ou Calvert-Lewin, pela preponderância ofensiva, mas num jogo que se adivinha mais defensivo, o Tarkowski é aquele que mais importância deverá ter. A juntar a isso, depois do duro golpe na tabela, é essencial para o coletivo que o capitão dê um passo em frente e lidere, dentro de campo, contra as dificuldades.

Manchester United

Sistema: 4x2x3x1

Onze provável: Onana; Diogo Dalot, Maguire, Lindelof, Reguilón; McTominay, Amrabat; Antony, Bruno Fernandes, Rashford; Hojlund

Lesionados: Casemiro, Lisandro Martínez, Eriksen, Mason Mount, Malacia, Jonny Evans, Pellistri

Suspensos: Jadon Sancho (castigo interno)

Em risco de suspensão: Bruno Fernandes (quatro amarelos)

A antevisão de Erik ten Hag

Erik ten Hag acredita que o Manchester United tem de «igualar o nível» para poder vencer (IMAGO/PA Images)

O técnico do Manchester United acredita que jogadores e adeptos do Everton vão revelar-se «furiosos». «Vamos ser nós próprios. Vejo a oposição e vejo-os furiosos, mas vamos ser nós próprios. Se eles estão furiosos e esse vai ser isso que os impulsiona, temos de igualar o nível. Se igualarmos o nível, temos muito boas hipóteses de vencer.» Quanto aos lesionados, ten Hag confirmou que Onana está a 100% mas Hojlund vai ser reavaliado antes do encontro. Sobre o regresso de Luke Shaw, o neerlandês diz-se «muito feliz». «Ele vai ajudar-nos a ser mais estáveis.» Ainda houve tempo para negar qualquer problema na relação entre ten Hag e Varane: «Não sei do que estão a falar.»

A figura:

O capitão é o motor da equipa do Manchester United. Joga no último terço, vai atrás buscar a bola, está na primeira linha de pressão, marca e assiste. Faturou nos últimos dois encontros da sua equipa e, sem ele, o produto final que a equipa apresenta é sempre mais reduzido. A sua qualidade será determinante par que os red devils mantenham a boa, no que diz respeito aos resultados no campeonato.

O encontro entre Everton e Manchester United está marcado para este domingo, às 16 horas (hora de Portugal Continental).