Manchester City ganha tudo! (veja os golos)

Supertaça Europeia Manchester City ganha tudo! (veja os golos)

INTERNACIONAL16.08.202323:10

O Manchester City conquistou a sua primeira Supertaça Europeia, depois de ter vencido Liga dos Campeões, Premier League e Taça de Inglaterra na época passada.

Com o resultado do duelo com o Sevilha empatado (1-1) ao fim de 90 minutos, foi preciso o desempate por grandes penalidades para definir o vencedor. Os citizens ganharam por 5-4, com Gudelj, antigo jogador do Sporting, a falhar o quinto e decisivo penálti dos andaluzes.

Numa final de boa qualidade e disputada sob abrasadores 30 graus na noite de Atenas, os espanhóis, habituais clientes desta competição por via das muita vitórias na Liga Europa, chegaram à vantagem aos 25 minutos, por via de cabeceamento imparável de El Nesyri, após cruzamento largo e perfeito de Marcus Acuña, também antigo leão.

O mesmo Acuña, porém, deixaria escapar Cole Palmer (que jogador!) rumo ao 1-1. Igualmente de cabeça e com classe, o jovem inglês fez o golo do empate, decorria o minuto 63, deitando por terra o domínio que o Sevilha impunha desde o intervalo.

A pressão dos 'citizens' foi uma constante até final do jogo e as oportunidades para o 2-1 sucederam-se, mas o marcador não sofreu mais alterações.

Sorriram os ingleses no final da marcação dos penáltis, tendo convertido todos (Haaland, Julián Álvarez, Kovacic, Grealish e Kyle Walker) e, assim, conquistando a sua primeira Supertaça - a quarta de Guardiola, depois de duas pelo Barcelona (2009 e 2011) e uma pela Bayern (2013).

Saem cabisbaixos os homens do Sevilha (Ocampos, Rafa Mir, Rakitic e Montiel converteram os respetivos penáltis; Gudelj, como mencionado, falhou o dele), perdendo este troféu pela sexta vez seguida (!). Em sete participações, aliás, venceram apenas uma, precisamente a primeira em que marcaram presença, em 2006, saindo derrotados da Supertaça Europeia em 2007, 2014, 2015, 2016, 2020 e, agora, 2023.

Veja os golos:

Veja o penálti decisivo: