Makouta: «Prémio não é só meu, é também dos meus colegas e da equipa técnica»
Médio franco-congolês das panteras tem estado em grande nível neste início de temporada. Foto: Facebook Boavista

Makouta: «Prémio não é só meu, é também dos meus colegas e da equipa técnica»

NACIONAL20.09.202313:59

Franco-congolês recebeu a distinção de melhor médio da Liga do mês de agosto; reparte os louros com companheiros e treinadores; feliz pelo sucesso da equipa

É um prémio individual, mas Gaius Makouta faz questão de 'dividi-lo' por todo o balneário e também pela equipa técnica. O franco-congolês do Boavista foi distinguido pelo reconhecimento das suas prestações no mês de agosto e, na hora de receber o troféu, estendeu os méritos a todos quantos o rodeiam.

«É um momento importante para mim e para o clube e sinto-me muito honrado por receber este prémio. Quero partilhá-lo com os meus colegas, que estão sempre comigo e que me ajudam muito. Partilho-o também com a equipa técnica, que trabalha muito bem», assinalou, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação oficiais das panteras.

O reconhecimento pessoal, acrescenta Makouta, só foi possível devido aos feitos que o Boavista tem conseguido alcançar neste arranque de temporada. O emblema boavisteiro é o atual líder da Liga e esse sucesso coletivo, acrescenta, é que potencia as individualidades: «Ninguém vai jogar por mim, mas eu também não jogo sozinho. Para que as coisas aconteçam, para que as individualidades tenham sucesso, é necessário a ajuda dos colegas e ele estão a fazer isso muito bem. Acima de tudo, estou contente porque estamos numa fase positiva. Julgo que é um prémio merecido. Não só para mim, como para nós, pelo início de época que estamos a fazer e que vamos continuar a fazer.»

Recorde-se que Makouta tem sido absolutamente imprescindível no xadrez de Petit, uma vez que foi titular em todos os seis jogos oficiais já realizados pelo Boavista em 2023/2024 - cinco para a Liga e um para a Taça da Liga. A regularidade do possante médio tem sido, acrescente-se, a sua imagem de marca desde que chegou ao Bessa, em 2021/2022. Nas duas temporadas anteriores, já Makouta tinha contabilizado 72 jogos com a camisola axadrezada (quatro golos e 11 assistências).

Para conquistar o título de melhor médio da Liga no mês de agosto, Makouta contou com a preferência de 21,43% dos votantes, tendo superado a concorrência de João Marques (Estoril), que obteve 18,25%, e de João Neves (Benfica), que se quedou pelos 8,73%.

Esta distinção deverá, naturalmente, motivar ainda mais Makouta para as próximas batalhas do Boavista, a começar já pela próxima jornada do campeonato, que reserva às panteras uma difícil deslocação ao terreno do SC Braga. E, se nada de anormal acontecer até lá, o número 42 figurará, com toda a certeza, nas escolhas iniciais de Petit para o duelo na Pedreira.