Luis Suárez despediu-se do Grêmio e ainda levou DVD do treinador (vídeo)
Luis Suárez disse adeus ao Grêmio (Lucas Uebel/Grêmio FPBA)

Luis Suárez despediu-se do Grêmio e ainda levou DVD do treinador (vídeo)

INTERNACIONAL04.12.202311:08

O internacional uruguaio fez apenas uma época no clube brasileiro, mas terá saudades do mesmo

Luis Suárez fez o único golo da vitória do Grêmio na receção ao Vasco da Gama, na 37.ª jornada do Brasileirão, naquele que foi o seu último jogo na Arena do Grêmio. 

Na despedida àquela que foi a sua casa durante 2023, Suárez, visivelmente emocionado, proporcionou uma conferência de imprensa na qual proclamou a sua admiração pelo clube e pelos seus adeptos: «Serei um gremista mais.»

«Não é nada fácil apostar num jogador como eu, com 36, quase 37 anos (…) o treinador [Renato Gaúcho] teve confiança em mim e apostou num jogador do qual não sabiam como ia estar, e isso eu sempre agradecerei», começou por dizer.

Contratado no início do ano, Suárez rubricou um contrato com o Grêmio até dezembro de 2024, mas no passado mês de julho, ambas as partes acordaram antecipar o fim do vínculo por uma temporada.

O avançado justificou que o seu corpo ditou essa decisão: «A dor que sinto é muita e eu tenho que pensar no Luis Suárez humano. Tenho uma grande carreira e acho que ganhei o direito de decidir, de dizer que basta e poder decidir onde jogar, desfrutar da minha família.»

No entanto, o uruguaio afirmou que essa alteração contratual fez com que se dedicasse «150% ao clube». «O meu comprometimento ao clube foi máximo e eu vou ficar com isso e o clube tem de ficar com isso.»

Suárez também só teve elogios para com o treinador da equipa, Renato Gaúcho - «É um profissional, gosta do grupo, de dar confiança aos jogadores e trabalha sério» - e os dois partilharam um momento caricato, quando o treinador ofereceu um DVD seu com lances da sua carreira como jogador e treinador.

Em jeito de brincadeira, Gaúcho disse: «Nas tuas férias, na tua folga, se tiveres um tempinho, pode assistir ao DVD, ok?»

Suárez não colocou um ponto final na carreira e tem sido apontado ao Inter Miami, onde se reencontraria com Lionel Messi, eles que foram colegas no Barcelona durante seis épocas.

Suárez e Messi juntos no Barcelona, na época 2019/20 (IMAGO)

O uruguaio, no entanto, não alimentou esses rumores: «Eu preciso de aproveitar a minha família porque eu cheguei aqui há 11 meses e não tive férias. Os meus filhos tiveram férias por um mês e meio e ficaram aqui para me apoiarem, sabendo o quão difícil era para mim. (…) E preciso de descansar, aproveitar deles e depois o destino saberá onde me porá, mas não tenho nenhuma pressa, agora é aproveitar e depois ver o que acontece.»

O último jogo de Suárez pelo Grêmio será na madrugada do dia 6 para 7 de dezembro, no Estádio Maracanã, frente ao Fluminense.

Pelo Grêmio, Suárez realizou 53 jogos – «o meu máximo num ano», como referiu – e marcou 27 golos, sendo que a exibição mais marcante terá sido na 33.ª jornada do Brasileirão, frente ao Botafogo, quando fez um hat-trick e ajudou a sua equipa a recuperar de uma desvantagem de 3-1 para vencer por 3-4.