Luís Rocha: 'talismã' das subidas de volta para fixar Santa Clara na Liga
Luís Rocha quer aproveitar o fim de carreira com a camisola do Santa Clara. Foto: Santa Clara

Luís Rocha: 'talismã' das subidas de volta para fixar Santa Clara na Liga

NACIONAL27.08.202418:45

Aos 38 anos, o experiente defesa-central voltou a disputar um jogo no escalão principal na vitória dos açorianos sobre o Casa Pia; ajudou cinco equipas a alcançar a promoção, mas o objetivo agora passa por continuar a vestir a camisola do campeão da Liga 2 até aos 39 anos, idade em que termina do seu contrato

A vitória (2-0) fora de portas do Santa Clara sobre o Casa Pia, no passado sábado, assumiu particular importância para a carreira do experiente defesa-central Luís Rocha.

Aos 38 anos, e depois várias temporadas apelidado como o talismã das subidas, Luís Rocha está de regresso ao principal palco do futebol português, oito anos depois de ter partido do Feirense, na temporada de 2017/2018, para os bielorrussos do Dínamo de Mins, e foi uma figura determinante, ao jogar os 90 minutos no segundo triunfo dos açorianos em três jornadas da Liga.

Luís Rocha cumpre a segunda temporada ao serviço do Santa Clara. Foto: CD Santa Clara

Porém, até chegar aqui, o percurso da voz da experiência dentro do balneário dos açorianos fez-se de vários triunfos, conquistas e subidas… muitas subidas de divisão da Liga 2 até ao principal escalão do futebol português.

Famalicão, Farense, Chaves, Moreirense e, claro está, Santa Clara, todos contaram com o veterano central nas suas fileiras no ano em que, quer com a conquista do título, quer pelo 2.º lugar ou play-off, regressaram à Liga, sempre com o defesa a ter papel de protagonista.

Na Liga 2, Luís Rocha disputou 142 jogos e alcançou cinco promoções em oito épocas. Para uma maior compreensão do porquê de este ter sido rotulado de talismã das subidas, a cada 28 jogos que realizou no segundo escalão, ele e as suas equipas comemoraram a promoção. Como não só de subidas se caracteriza esta etapa da carreira do jogador, nas últimas duas temporadas conseguiu levar os cónegos e os valentes açorianos à conquista da Liga 2, conferindo-lhe o estatuto de bicampeão naquela divisão.

Num período que marca o regresso ao Santa Clara à Liga, Luís Rocha é visto pelo técnico Vasco Matos como alguém imprescindível na luta dos açorianos pela manutenção, de tal ordem que, no passado mês de julho, o jogador renovou por mais duas temporadas e ficará ligado ao clube até aos 39 anos. Só não chegará aos 40 porque o contrato expira dois meses antes da data do seu aniversário.