Treinador foi oficializado no emblema beirão; contrato é válido por uma temporada com outra de opção; estreia-se nas competições profissionais do futebol português
Luís Pinto já é oficialmente o novo treinador do Tondela.
A BOLA tinha anunciado, em primeira mão, no passado dia 17, que Luís Pinto era um dos desejos da SAD do Tondela para a sucessão a Sérgio Gaminha - a outra hipótese em cima da mesa era João Pereira, técnico do Alverca -, e ontem, ao final da tarde, o nosso jornal confirmou essa informação, dando conta de que o acordo estava selado e que a oficialização de Luís Pinto iria ser uma realidade muito em breve. Aconteceu ao final da manhã desta quinta-feira.
João Pereira, ainda treinador do Alverca, e Luís Pinto, que deixou recentemente o Fafe, estão, nesta altura, na 'pole position' para assumir o cargo; decisão conhecida nas próximas semanas; venda da SAD a grupo alemão ainda indefinida
A BOLA está em condições de adiantar que Luís Pinto foi o escolhido para orientar o conjunto beirão; acordo será oficializado nos próximos dias
Na nota emitida pelo clube beirão, surge o respetivo anúncio e a correspondente nota de boas-vindas ao jovem técnico, de apenas 35 anos de idade.
O contrato de Luís Pinto é válido por uma temporada, com outra de opção, sendo que, no momento da sua apresentação, o técnico não escondeu a felicidade por poder abraçar esta nova aventura. «É com muito orgulho que estou num clube tão grande como é o Tondela. É um desafio para o qual me sinto preparado e que encaro com muita satisfação», assumiu o técnico, citado pelos meios de comunicação oficiais da formação da Beira.
Luís Pinto terá, assim, a oportunidade de estrear-se nas competições profissionais do futebol português, isto depois de passagens por União de Leiria, Mirandela, Felgueiras, Real, Leça, Lusitânia de Lourosa (equipas que orientou no Campeonato de Portugal) e Fafe (conjunto que liderou já na Liga 3, na última temporada e meia).
Entre os vários registos que já alcançou na carreira, Luís Pinto ficou na história recente da Taça de Portugal por ter conduzido o Leça aos quartos de final da prova rainha. Na época 2021/2022, o emblema leceiro foi eliminado pelo Sporting na referida fase da competição.
Recorde-se que o Tondela terminou a época 2023/2024 no 6.º lugar da tabela classificativa da Liga 2, com 49 pontos conquistados nas 34 jornadas realizadas. O percurso tondelense, refira-se, começou por ser trilhado sob a orientação de Tozé Marreco - que sensivelmente a meio do mês de abril rumou ao Gil Vicente - e que foi concluído com Sérgio Gaminha ao leme.