Luís Freire: «Temos sido mais consistentes»
Técnico da formação vila-condense satisfeito com a exibição da sua equipa diante do Boavista. (Foto: RIO AVE)

Luís Freire: «Temos sido mais consistentes»

NACIONAL15.03.202414:46

Técnico do Rio Ave projeta o duelo com o Farense, marcado para este sábado

Luís Freire acredita que o Rio Ave tem sido «mais consistente» na segunda volta do campeonato. O treinador dos vila-condenses fez, esta sexta-feira, a antevisão ao encontro frente ao Farense, da 26.ª jornada da Liga, agendado para este sábado, no Estádio de São Luís.

Segunda volta mais produtiva

«Apesar dos 24 pontos que temos, 21 foram contra equipas do nosso campeonato, por assim dizer. As quatro vitórias que temos não foram contra nenhum grande. Chaves, Portimonense, Boavista e Casa Pia. Temos feito boas exibições com equipas do nosso campeonato, como por exemplo a vitória em casa com o Casa Pia onde fomos consistentes e com mais posse de bola. Contra o V. Guimarães perdemos, mas fizemos uma bela exibição. Com as equipas grandes os jogos são mais mediáticos e as pessoas ficam espantadas quando uma equipa como a nossa joga tão bem com os grandes e depois joga menos bem contra outras equipas. Com o Sporting em Alvalade fizemos um grande jogo, mais uma referência. Somos uma equipa que tem feito jogos bons na sua globalidade. O Farense é um adversário do nosso campeonato, por isso temos de fazer um bom jogo, demonstrando a consistência que temos vindo a conseguir. Na 1ª volta, à 9.ª jornada, tínhamos cinco pontos. Agora temos 24, fizemos 19 em menos de uma volta e temos sido mais consistentes. Queremos é consistência para voltar a fazer uma boa exibição. Com união, sacrifício, ambição e determinação, porque estes três pontos podem ser muito importantes na nossa caminhada.»

Fase decisiva do campeonato?

«Se começarmos a falar em decisivo a nove jogos do fim, quando chegar o último não sei do que iremos falar. Todos os jogos valem três pontos. Valiam três pontos na semana passada, valem três pontos agora e vão valer amanhã. Todos contam para pontuar e para vencer, temos de nos colocar na melhor forma para fazer o melhor, também. Há um compromisso e uma exigência nas tarefas. Temos de estar comprometidos com o plano de jogo e naquilo que temos a cumprir. Como vamos defender, atacar, nos comportamentos e nos duelos. Os golos serão consequência disso, com esse pensamento iremos recuperar. Com esse espírito de equipa podemos arrancar três pontos em qualquer jogo. Temos estado consistentes e competitivos.»

Qualidades do Farense

«Penso que é uma equipa muito bem trabalhada na perspetiva de entendimento de jogo. Uma equipa que sabe baixar e subir linhas e que muda constantemente a sua forma de jogar conforme o momento de jogo. Se estiver a ganhar, baixa bem o bloco, se estiver a perder também sobe bem as linhas e por isso vai desafiar-nos. Consegue jogar bem na transição, mas estamos preparados e estudámos o Farense. Estamos identificados com o ataque deles, que possui o Marco Matías, o Zé Luís ou o Mattheus Oliveira. Mas no nosso grupo também temos várias soluções e pode ser um bom jogo. Vamos estar à altura do desafio.»

Classificação

«Já estivemos numa posição diferente e bem mais complicada. Como referi, tínhamos 5 pontos à 9.ª jornada, e agora com 24, continuámos longe de muitas equipas e já estivemos muito mais longe do Farense. A nível exibicional temos crescido, há mais consistência no nosso jogo, tanto a nível ofensivo como defensivo. Há um espírito de equipa que se manteve com quem entrou e isso tenho de louvar. Não trocava mais pontos pelo espírito que temos cá dentro, dá-nos alento para esta reta final do campeonato. Acredito que teremos um adversário valoroso no Farense, e os jogos no Estádio de São Luís não são fáceis. Sabemos da inteligência do treinador deles, da mais valia do grupo e dos jogadores e do ambiente que se viverá em Faro. Temos uma palavra a dizer no jogo, porque a vitória pode alavancar-nos na classificação.»

Cinco jogadores cumprem Ramadão

«Temos feito o que qualquer clube profissional tem de fazer. Controlar a sua nutrição e temos isso coordenado com o departamento médico e o nosso nutricionista. O trabalho é feito também junto dos jogadores e dentro do treino temos gerido as cargas para os jogos. Acreditamos que, com o que temos feito, os jogadores vão chegar em condições naturais para fazer um bom jogo. Temos uma estrutura profissional e temos esta obrigação de dar as melhores condições aos nosso jogadores.»

Rio Ave: cinco jogadores cumprem Ramadão

12 março 2024, 17:30

Rio Ave: cinco jogadores cumprem Ramadão

Amine Oudrhiri, Amine Rehmi, Yakubu Aziz, Emmanuel Boateng e Úmaro Embaló são os atletas do plantel vila-condense que cumprem ritual no mês sagrado do calendário islâmico

Viagem de avião até Faro

«Quanto mais curtas forem as viagens, mais descanso terão os jogadores. Isso é óbvio. Sete ou oito horas de viagem de carro é diferente. É fundamental descansar o jogador para o jogo, mas também é importante treinar e recuperar e alimentar-se. É preciso um ciclo assim para o jogador recuperar a 100 por cento. Recuperar faz parte.»