Luís Freire: «Queremos dar continuidade ao momento crescente da equipa»
Moral rioavista está em alta e técnico quer continuar a somar pontos na receção ao Estrela da Amadora. (Foto: Helena Valente/ASF)

Luís Freire: «Queremos dar continuidade ao momento crescente da equipa»

NACIONAL01.12.202316:12

O Rio Ave parece já ter deixado para trás o momento negativo por que passou entre meados de agosto e finais de outubro - período que esteve sem vencer e durante o qual somou sete derrotas e dois empates - e o presente deixa antever um futuro (bem) mais tranquilo.

Os vila-condenses estão a 'ameaçar' trilhar uma curva ascendente e nos últimos dois jogos somaram quatro pontos: vitória frente ao Boavista (2-0) e empate diante do Gil Vicente (1-1). Para isso, pretendem, naturalmente, bater o Estrela da Amadora, adversário desta 12.ª jornada da Liga.

Na projeção à receção aos tricolores, Luís Freire salientou, precisamente, a boa fase vivida pela sua equipa e deu a receita para aquilo que espera ser a linha de seguimento no que à conquista de pontos diz respeito.

«Queremos dar continuidade ao momento crescente da equipa. Nos últimos dois jogos, e além dos resultados, realizámos exibições muito consistentes, onde demonstrámos que somos uma equipa mais completa, forte a defender e a atacar, no fundo, uma equipa vigorosa e acutilante. É isso que espero do Rio Ave amanhã, uma equipa com sentido de oportunidade, com atitude e energia», perspetivou o treinador dos rioavistas.

Mas, para isso, Luís Freire também está consciente que a formação que orienta vai ter saber contornar os obstáculos que o conjunto liderado por Sérgio Vieira irá oferecer: «O Estrela da Amadora é um adversário bem organizado, defensivamente uma equipa muito compacta e solidária, bastante trabalhadora, e forte no contra-ataque e na alternância no jogo curto com o jogo longo. Tem jogadores muito rápidos no ataque à profundidade e fortes dos duelos físicos.»

Sem competir há quase um mês - além da paragem para os compromissos internacionais, o Rio Ave também não foi a jogo na Taça de Portugal, uma vez que tinha sido afastado da prova na 3.ª eliminatória, diante do Torreense -, Luís Freire explicou o trabalho que foi feito neste hiato de tempo. «Na primeira semana desligámos um pouco os motores e recuperámos algumas mazelas, na segunda ligámos os motores e na terceira estivemos já completamente preparados para voltar à competição. Sinto a equipa com uma boa energia e preparada para continuar o bom momento e ganhar ao Estrela da Amadora», acrescentou.

O técnico do emblema vila-condense foi também instado a pronunciar-se sobre as possíveis mudanças a operar na janela de transferências do próximo mês de janeiro - recorde-se que, nessa altura, o clube já poderá voltar ao mercado, depois de terminado o castigo imposto pela FIFA, e também já terá capital para investir, consumada que foi a entrada de Evangelos Marinakis na SAD do Rio Ave -, sendo que, neste particular, Luís Freire saudou o facto de os rioavistas poderem voltar a mexer no plantel, mas diz que as potenciais contratações ainda estão a ser analisadas: «Este ano tivemos a especificidade de não podermos ir ao mercado, algo que vai voltar ao normal em janeiro. Vamos tomar as nossas decisões para conseguirmos tornar a equipa mais forte, algo que, de resto, é comum a todos os clubes.»

Rio Ave: sócios aprovam SAD por larga maioria

19 novembro 2023, 14:37

Rio Ave: sócios aprovam SAD por larga maioria

Emblema vila-condense vai passar do modelo SDUQ para SAD, com investimento de Evangelos Marinakis na ordem dos 20,5 milhões de euros; quase 600 associados votaram na Assembleia Geral

Em caso de vitória sobre o Estrela da Amadora, o Rio Ave não só deixará, automaticamente, o 16.º lugar da tabela classificativa - posição que, no final da época, origina a disputa de um play-off de permanência diante da equipa que ficar no 3.º posto da Liga 2 -, como ultrapassará, inclusivamente, o adversário de amanhã (podendo também passar para a frente de Casa Pia, Vizela, Estoril e Gil Vicente, dependendo dos resultados que estas formações alcancem nesta ronda).