Luís Freire: «Para desafiarmos o Sporting, vamos ter de nos superar»
Treinador rioavista deixa muitos elogios aos leões, mas também salienta a qualidade da sua equipa e diz que com «atitude», «compromisso» e «mentalidade competitiva» o Rio Ave pode conquistar pontos em Alvalade
Com total noção das dificuldades. Assim está Luís Freire na antecâmara da deslocação a Alvalade, onde, esta segunda-feira, o Rio Ave vai medir forças com o Sporting, no jogo que marcará o encerramento da 6.ª jornada da Liga.
Este domingo, na conferência de imprensa de antevisão do duelo com os leões, o treinador dos vila-condenses não se coibiu de elogiar o Sporting, mas também não escondeu que a sua equipa tem armas para poder contrariar o favoritismo leonino. E, para isso, lembrou-se do jogo com o... FC Porto.
«Temos de manter muita coisa que fizemos bem nesse dia [contra o FC Porto, na 3.ª jornada, partida em que o Rio Ave esteve a vencer por 1-0 e sofreu os dois golos que ditaram a derrota já em período de compensação] e que tem feito bem. Nomeadamente a atitude, o compromisso, a mentalidade competitiva e o querer representar bem os valores de grupo e de clube. Levamos este jogo como mais um desafio e temos de tentar ao máximo ser eficazes. Sabemos que não vamos ter oportunidades para fazer golos e golos, não é um jogo onde estamos à espera de ter o domínio nem o controlo, por causa da qualidade e do tipo de jogo do adversário, por causa do estádio que é e do momento do Sporting. Somos realistas e temos de jogar com os nossos pontos fortes. Sabemos que temos uma montanha muito grande para subir, jogar em Alvalade não tem sido fácil para ninguém, este ano o Sporting está muito forte também. Da nossa parte compete-nos crescer muito neste jogo, temos de superar-nos e transcender-nos para conseguirmos ganhar pontos em Alvalade».
Identificando sempre o múltiplo potencial que sente existir no seio do grupo de trabalho de lidera para reforçar a ideia de que a viagem de regresso a Vila do Conde pode ser feita com pontos na bagagem, Luís Freire também não teve quaisquer problemas em elogiar Rúben Amorim. «Na minha opinião, o Sporting está mais consistente. Está com uma dinâmica muito boa com e sem bola, está num momento bom. Há muita competência da equipa do Rúben Amorim, da equipa técnica e dos jogadores. Vamos lutar contra isso. Os nossos jogadores também têm muita qualidade, temos feito das tripas coração para sermos competitivos este ano e temos conseguido.»
Instado a pronunciar sobre os desempenhos de Viktor Gyokeres - o internacional sueco é um dos melhores marcadores do Sporting na presente temporada (soma quatro golos, tantos quantos leva Paulinho) -, Luís Freire preferiu avaliar o coletivo verde e branco. «O Sporting vale pelo seu todo. A equipa do Rúben é uma equipa muito organizada, muito competente e, na minha opinião, mais forte que no ano passado. Temos de nos elevar a outro patamar para alcançarmos pontos neste jogo. O Sporting está com muitas soluções, com muita qualidade no jogo ofensivo, e nós temos de jogar com a nossa identidade. Para desafiarmos o Sporting, vamos ter de nos superar», concluiu o técnico rioavista.
Recorde-se que o Rio Ave chega a este encontro no momento menos positivo da temporada, uma vez que não vence há quatro jogos consecutivos - derrotas com Estoril (0-2) e FC Porto (1-2) e empates diante de Casa Pia e Famalicão (ambos 1-1). Mesmo tendo pela frente um dos chamados grandes do futebol português e que, em caso de vitória, volta a igualar o FC Porto no topo da classificação - também o Boavista, caso vença na deslocação a Braga, chegará aos 16 pontos e mantém o trio de líderes. Mas os rioavistas estão dispostos a contrariar toda estas previsões...